Alagoas

Navio com capacidade para retirar óleo vai atuar entre Alagoas e Pernambuco

Redação TNH1 | 18/10/19 - 18h09
Manchas encontradas na praia de Tamandaré | Reprodução/Instagram

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), informou que um navio com capacidade para retirar óleo ainda no mar chega nesta sexta-feira (18) para atuar na região entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, caso haja a necessidade. 

As praias de Maragogi e Japaratinga continuam sendo as mais afetadas pelo óleo na costa alagoana. As manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste desde o início de setembro também estão avançando nas praias da região pernambucana, como a famosa Praia de Carneiros. 

Segundo informações repassadas pelo Ibama, a embarcação pertence a uma empresa privada e é contratada pela Petrobras, tendo sido acionada pelo Ibama, Marinha e pela própria Petrobras.

Na próxima segunda-feira (21) haverá audiência pública na Assembleia Legislativa, às 15h. Após a audiência está prevista uma reunião dos gestores ambientais e o Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA).

Relatório desta sexta-feira

O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) se reuniu no final da tarde desta sexta-feira, na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação atual e traçar as estratégias para o sábado (19). 

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitania dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos, reforço da Defesa Social do Estado e apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Segundo informações repassadas pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar há o registro de 230 toneladas de óleo retirado da costa de Alagoas. Boa parte do peso também é causada pela areia contaminada que é retirada junto com o óleo.

Municípios

– Piaçabuçu e Feliz Deserto – Situação regular, sendo monitorada.

– Coruripe – continua ação de limpeza na área dos beachroocks.

– Jequiá – Situação regular, sendo monitorada.

– Roteiro – Situação regular, sendo monitorada.

– Barra de São Miguel – continua a ação de mutirão de limpeza com a participação do IMA, Coletivo Praia limpa, Semarh, voluntários e trabalhadores contratados ela prefeitura.

– Maceió – monitoramento da laguna Mundaú. Na tarde da quinta-feira (17) houve vistoria por água e terra. Não há registro de ocorrências repassadas por pescadores e moradores da região. Situação regular, sendo monitorada.

– Barra de Santo Antonio – Situação regular, sendo monitorada.

– Barra de Camaragibe a Porto de Pedras – Situação regular, sendo monitorada.

– Japaratinga e Maragogi são as duas áreas mais críticas de Alagoas, o trabalho continuou durante o período da noite, na maré baixa da quinta-feira (17). A ação de limpeza continua com a participação de reeducandos organizados pela Seris, Marinha, voluntários e pessoas contratadas pelas prefeituras. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do Estado, com orientação do Ibama e da Capitania dos Portos, com apoio do IMA e da Semarh. Os trabalhos de retirada do óleo continuam durante todo o período de maré baixa, enquanto persistir o problema.