Maceió

‘Nunca vimos nada parecido em solo brasileiro’, diz geólogo sobre situação do Pinheiro

Erik Maia / Dayane Laet | 16/01/19 - 10h40
Geólogo explica sondagem que está sendo desenvolvida no Pinheiro | Reprodução / Instagram / Prefeitura de Maceió

Uma verdadeira força-tarefa entre geólogos e especialistas em solos que atuam na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Ministério de Minas e Energia e especialistas ligados à Defesa Civil Estadual e Municipal está tentando descobrir o problema que afeta o subsolo do Pinheiro, em Maceió, desde o tremor registrado no bairro em março do ano passado, que provocou fissuras e afundamento de piso nos imóveis.

O geólogo Jorge Pimentel, da CPRM, explicou que as rochas encontradas nas profundezas estão dificultando as pesquisas na região. “Dos 1638 municípios que já sondamos no Brasil, nunca vimos nada parecido com o que estamos trabalhando no Pinheiro”, disse Pimentel, durante exposição dos dados já catalogados. “Nenhuma cidade apresentou a complexidade encontrada em Maceió”, constatou.

Enquanto a investigação de solo continua, o especialista divulgou que será criada uma Sala de Monitoramento, em parceria entre CPRM e as defesas civis locais, para que qualquer alteração seja identificada o quanto antes.

O relatório final com as possíveis causas tem previsão inicial de ser divulgado em junho deste ano.