Polícia

Operação da polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Cruz das Almas

assessoria | 21/08/18 - 06h38
Helicóptero sobrevoa bairro da orla em busca dos suspeitos | Reprodução / Vídeo

Uma operação integrada foi deflagrada nesta terça-feira (21). A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que agia no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, realizando tráfico de drogas. 

A operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar. 

As investigações iniciaram em outubro de 2016 pela DRN, após a Operação Koala, que na época prendeu 16 pessoas e apreendeu um menor. 

O trabalho realizado pela SSP detectou que um novo  grupo se formou e vinha praticando tráfico de drogas na região. Com base em provas técnicas o Gaeco representou oito mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. 

Em outubro de 2016 durante a Operação Koala o líder da organização criminosa que agia na região, Felipe Barbosa da Silva, o Koala, morreu durante confronto com a polícia. Com sua morte,  Genauro Pontes Coelho Filho, o Timba, que exercia a função de gerente do tráfico, assumiu o comando da organização criminosa. 

Junto com ele, Ingrid Leillane da Silva Vieira e Anderson Ferreira da Silva, o Risquinho, que chegaram a ser presos em operações anteriores, seguiam participando das ações criminosas na região. 

Operação cumpre mandados em Cruz das Almas
Operação cumpre mandados em Cruz das Almas (Grupamento Aéreo)
Operação cumpre mandados em Cruz das Almas
Operação cumpre mandados em Cruz das Almas (Grupamento Aéreo)

Na ação de hoje foram presos Jefferson Lima e Souza, o Esquerdinha, Wenderson José Seixas Maciel, conhecido como Jacaré, Ingrid Leilane da Silva Viana, Rodrigo Dos Santos Bezerra da Silva e Everaldo Luís Couto Ribeiro. 

Esquerdinha e Jacaré já tem duas passagens Tráfico e roubo. Rodrigo também já foi autuado por tráfico de drogas. 

Com cada um dos presos foram apreendidos cerca de meio quilo de maconha. 

Participaram do cumprimento dos mandados equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais  (BOPE), Radiopatrulha (BPRp), do Batalhão de Eventos (BPE), agentes do Tático Integrado de Grupo de Resgates Especiais (Tigre), Asfixia e do Grupamento Aéreo da SSP. 
 
Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), no bairro de Bebedouro.

Uma moradora do bairro registrou um dos helicópteros da Secretaria de Segurança Pública sobrevoando a área em busca de possíveis alvos da operação; assista: