Maceió

Pinheiro: vereadores conferem indícios de problemas similares no Mutange e Bebedouro

Ofício solicitando paralisação das atividades da Braskem dividiu opiniões entre os parlamentares em Plenário

20/02/19 - 20h14
Arquivo/TNH1

Um grupo de vereadores fará uma visita na manhã desta quinta-feira (21) aos bairros de Bebedouro e Mutange para conferir “in loco” problemas estruturais que também atingem, a exemplo do Pinheiro, imóveis daquelas localidades. A decisão foi tomada na sessão ordinária desta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Maceió, depois que o vereador Francisco Sales (PPL) apresentou ofício para que a Casa de Mário Guimarães solicitasse a paralisação, de forma preventiva, dos trabalhos de extração da Salgema pela Braskem nos dois bairros.

De acordo com o ofício de Sales, a iniciativa não pretende criminalizar a empresa, mas preservar o solo nos bairros, que já está bastante afetado por fissuras e rachaduras. Contestado por vereadores contrários à medida, Sales propôs retirar o ofício de pauta se os parlamentares conferissem, pessoalmente, os problemas no Mutange e Bebedouro, inicialmente no PAM e na centenária Escola Nossa Senhora do Bom Conselho.

“Pedir a suspensão das atividades da Braskem sem laudo que justifique tal iniciativa é, me perdoem, irresponsabilidade. As próprias autoridades nunca se manifestaram no sentido de que a empresa paralisasse seus trabalhos no Mutange e Bebedouro. A Braskem gera 15 mil empregos diretos, 25 mil indiretos e representa a cadeia produtiva de Alagoas em 22%. Percentual que ultrapassa os 30% se tomarmos só a economia de Maceió”, afirmou o vereador Chico Filho.

“Se os trabalhos forem suspensos, a empresa fecha e muita gente vai para rua imediatamente. Não podemos criar um problema para resolver outro sem ter certeza de quem é a culpa”, continuou o vereador, acrescentando que se houver uma prova sequer de responsabilidade da Braskem no problema que atinge o Pinheiro, ele mesmo subscreve pedido de prisão dos diretores da multinacional.

“Caso contrário, tenho que seguir discordando de vossa excelência, Francisco Sales, por quem tenho extremo respeito como pessoa e como parlamentar, mas voto contra ao seu requerimento”, disse o progressista. Chico Filho aprofundou a discussão, cobrando do Estado e do Município de Maceió cumprimento de determinação do CPRM – Serviço de Geologia do Brasil, que trabalha no Pinheiro.

“O CPRM fez oito recomendações de intervenção estrutural para o Pinheiro e, até agora, nem estado, nem município cumpriram sequer uma delas. Isso nós temos que cobrar do prefeito e do governador. As fissuras abertas continuam do mesmo jeito e a água pluvial já tem causado mais danos. Os geólogos não autorizam qualquer construtora a fazer o serviço porque é preciso que a empresa que venha reparar o dano seja especializada em geologia, e no Brasil só há três com esse perfil”, revelou Chico Filho, que teve seu posicionamento endossado por Samyr Malta (PSDC).

“Não é fácil tocar nesse assunto, mas é preciso ter responsabilidade. Não podemos dizer que Prefeitura e Estado estão fazendo nada também não é correto. A questão é a complexidade do problema e a população quer respostas efetivas ao drama que vivem. As pessoas não querem mais opinião, elas querem saber o que fazer e como será da vida delas. Pelo que sei, as respostas dos geólogos só devem ser dadas em junho. E até lá, se de fato houve chuva forte em Maceió, o que vamos fazer? Por isso não podemos assumir a responsabilidade de aprovar a paralisação do trabalho da Braskem, sem termos uma confirmação de que a culpa é realmente dela”, disse.

A cautela defendida por Chico Filho e Samyr Malta contou com o apoio dos vereadores Silvânia Barbosa (PRTB), Cléber Costa (PP) e Ronaldo Luz (MDB).

Comenda

A ordem do dia desta terça-feira, votada no Plenário, teve iniciativas como do vereador Antônio Hollanda (MDB), que teve dois requerimentos aprovados para que a Casa homenageie a primeira-dama do estado, Renata Pereira Pires Calheiros, com a entrega de duas comendas, honrarias que se justificam, segundo os requerimentos, pelos relevantes serviços prestados por ela à cultura alagoana.

Já a vereadora Simone Andrade (DEM), teve requerimento aprovado, solicitando ao Executivo que proceda com saneamento básico, drenagem e pavimentação do Loteamento Desmembramento Palmares, no bairro Cidade Universitária. Por sua vez, Luciano Marinho (Podemos) é o responsável pela aprovação, também por meio de requerimento, de audiência pública para debater o Mercado da Produção. E Silvânia Barbosa solicitou à Prefeitura de Maceió a instalação de lombadas na Rua São João, na Levada.