Mundo

Polícia dá choque de ‘taser’ em idosa de 87 anos nos EUA

Isto É | 18/08/18 - 21h00
A idosa Martha Al-Bishara passa bem após levar choque, mas está abalada e envergonhada | Reprodução/ WSB-TV

A polícia do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, está apoiando a decisão de um de seus oficiais, que resolveu usar um taser, arma que dá choques para imobilizar suspeitos, em uma idosa de 87 anos que estava fazendo jardinagem e segurava uma faca para cortar ervas daninhas.

Segundo o jornal americano USA Today, autoridades policiais dizem que a mulher, Martha Al-Bishara, deveria ter “seguido as ordens” dadas por um policial. Segundo a família, no entanto, a idosa não fala inglês e não entendeu o que estava acontecendo.

“Uma mulher de 87 anos com uma faca ainda tem a capacidade de ferir um oficial”, disse o chefe de polícia de Chatsworth, Josh Etheridge, ao jornal Daily Citizen-News de Dalton. “Na minha opinião, foi o menor uso de força que poderíamos ter aplicado para simplesmente interromper a ameaça”, continuou.

A idosa estava arrancando ervas de um jardim, do lado de fora de um clube perto de sua casa, para usar em uma salada, disse sua família. Um funcionário chamou a polícia, pois ela estava “portando uma faca”.

“Parece que ela está andando por aí procurando algo, tipo, vegetação para cortar ou algo assim. Há uma bolsa também”, disse o funcionário na gravação feita pela polícia.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o chefe da polícia conversa com Martha, que está segurando uma faca, com uma pistola apontada para ela e com o apoio de um segundo policial segurando um taser.

Foi então que os policiais fizeram uso da arma de choque, levando a mulher de 87 anos ao chão. Ela foi acusada de transgressão e de obstrução policial.

Os membros da família de Martha disseram que os policiais deveriam ter sido mais pacientes. “Você não dá um choque em mulher de 87 anos”, disse o sobrinho-neto, que é um ex-oficial do Departamento de Polícia da cidade. “Ela não era uma ameaça. Ela apenas estava confusa e não sabia o que estava acontecendo”.

O estado de saúde da idosa é estável, mas ela segue muito abalada e envergonhada, disse a família.

O departamento de polícia passará por uma revisão interna de uso da força.

O incidente ocorre apenas uma semana depois que um caso separado envolvendo o controverso uso de um taser ocorreu em Ohio, quando um policial usou uma arma de choque em uma garota de 11 anos acusada de roubar.