Polícia

Polícia investiga falso médico que atendia em Policlínica de Catende

O homem utilizava o registro médico de um outro profissional, que atende no Sertão de Pernambuco, segundo informações da Polícia Civil

Diário de Pernambuco | 15/01/19 - 16h57
A fiscalização do Cremepe prestou queixa por exercício ilegal da profissão, no último dia 9 deste mês | Reprodução/Cremepe

A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito para investigar a atuação de um homem que se passava por médico na unidade mista Doutor João Mayrick, localizado no município de Catende, Zona da Mata Sul do estado.

Fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) formalizaram a denúncia do caso na delegacia de Catende. O suspeito utilizava o nome e o registro profissional de um médico ativo, que trabalha em uma cidade do sertão de Pernambuco, de acordo com a Polícia. O médico que teve o CRM clonando foi identificado e orientado pelo Cremepe e, segundo o órgão, ele nunca havia prestado atendimento na cidade de Catende.

Na última segunda (7), o falso médico acompanhou um caso de um paciente que apresentava traumatismo craniano grave e chegou a ser transferido para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife. O paciente morreu durante o atendimento e o homem que se passava por médico não foi mais encontrado no HR.

O Cremepe prestou queixa por exercício ilegal da profissão, no último dia 9 deste mês. A vistoria foi acompanhada pelo vice-presidente do Cremepe, Maurício Matos, que confirmou a suspeita através das fichas de atendimentos do suspeito. 

O delegado Bruno Gabriel está a frente do caso e, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, só se pronunciará ao final do procedimento. 

A denúncia revelou um outro problema: segundo o Cremepe, a unidade mista Doutor João Mayrick está fechada e os atendimentos acontecem de maneira improvisada no prédio da policlínica do município.

Procurada pela equipe de reportagem do Diario, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Catende esclareceu que não tinha a informação da regularidade do profissional. 

"Comunicamos também, que a unidade Mista Dr. João Mayrick se encontra em reforma, e que parte dos atendimentos foram direcionados ao prédio da Policlínica. As duas unidades estão oferecendo atendimentos normalmente conforme as normas de saúde", informou o órgão, através de nota, acrescentando que está à disposição para contribuir com a investigação do órgão fiscalizador e da Polícia Civil.