Polícia

Polícia procura filho de deputado estadual apontado como líder de organização criminosa

Erik Maia | 21/08/18 - 07h45
Thalys Beltrão foi filmado no que teria sido uma das ações criminosas | Reprodução / Vídeo

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira (21), no bairro do Barro Duro, em Maceió, um mandado de busca e apreensão na casa de Thalys Beltrão Siqueira, filho do deputado estadual João Beltrão. Thalys é suspeito de chefiar uma organização criminosa especializada em furto de baterias de torre de telefonia celular. O homem foi flagrado em um vídeo onde suspostamente aparece gerenciando um dos furtos.

De acordo com polícia, Thalys Beltrão teria praticado pelo menos dois crimes, que já teriam sido comprovados pela investigação. O grupo do qual ele seria líder atuava principalmente no Litoral Sul do Estado.

Um vídeo divulgado pela polícia mostra Thalys, de camisa rosa, participando de uma ação que resultou no furto dos equipamentos. As imagens são das câmeras de segurança instaladas na torre de celular. Assista:

A polícia alega ainda que nos últimos meses as ações do grupo teria deixado a população das cidades vizinhas dos locais onde os crimes ocorriam desassistidas dos serviços de telefonia móvel.

No início do mês de julho, Thalys foi preso em flagrante delito no bairro da Serraria. Ele foi autuado por receptação e porte ilegal de arma de fogo quando transportava 16 baterias que foram rastreadas pela empresa de telefonia celular por estarem equipadas com sistema GPS.

Na ocasião do flagrante, ele afirmou que comprou de boa fé as baterias de uma terceira pessoa. Posteriormente, foi ouvido novamente sobre a procedência das baterias e reafirmou que comprou os equipamentos.

Thalys já é considerado foragido da Justiça, uma vez que existe um mandado da 17ª Vara Criminal de Maceió expedido contra ele em aberto. Os demais integrantes da organização também estão sendo procurados.

A polícia afirma, ainda, que esse material é de um alto valor monetário e é utilizado por proprietários de som automotivo, os chamados “paredões”.

O TNH1 conversou com o advogado de Thalys, Gedir Medeiros. Ele afirmou que seu cliente não foi preso em flagrante no mês de julho e que não é considerado foragido, uma vez que durante o cumprimento do mandado de prisão ele não teria sido encontrado. O advogado disse ainda que não tem ciência do vídeo e da operação de hoje e que deverá se pronunciar sobre o caso mais tarde.

Um vídeo feito por policiais mostra o momento do cumprimento do mandado: