Especiais

Porque devemos observar o rótulo da garrafa de água

28/02/17 - 18h55

Você costuma olhar o rótulo da sua garrafinha ou garrafão de água antes de comprá-lo? Pelo bem da sua saúde, deveria. No rótulo constam informações importantes sobre a composição, características físico-químicas em conformidade com os padrões da ANVISA e um dado muito relevante: o pH da água. 

No rótulo sempre deverá ter indicado o índice de pH (potencial de hidrogênio iônico), uma escala que mede o nível de acidez ou alcalinidade da água. Ele varia de 0 a 14, sendo 0 acidez máxima, 7 neutro e 14 alcalinidade máxima.

Conforme sugerem médicos renomados, a exemplo do cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, autor de diversos trabalhos científicos sobre o tema, a água de melhor qualidade para o consumo humano deve ter pH 7 ou superior.   

O químico industrial Alder Flores explica o por quê.

"O sangue de uma pessoa saudável tem o pH de 7,4. Devido ao nosso estilo de vida moderno e consumo de café, leite e açúcares processados, esses alimentos criam acidez no corpo e, por isso, nosso organismo precisa fazer um esforço para compensar esse desequilíbrio, gastando energia para regular o Ph".


Em diversas entrevistas, o nutrólogo Lair Ribeiro ainda salienta que a maioria dos cânceres se desenvolvem em ambientes ácidos, então quando ingerimos uma substância alcalina, estamos facilitando a prevenção da doença.

Para se ter uma ideia, um refrigerante tem em média pH de 2,5, ou seja, é super ácido. Enquanto o sangue tem pH de 7,4, alcalino. Dessa forma, fique atento ao rótulo da sua água para manter sua saúde em dia e seu organismo funcionando corretamente. Antes de comprar a garrafa de água, dê uma olhada nas letrinhas e números estampadas na embalagem!


(Conteúdo oferecido pela Vitale7.)