Alagoas

Prefeitos participam de pactuação 2019 do Escola 10

Assessoria | 19/02/19 - 16h03
Evento | Assessoria

Mais de 70 prefeitos alagoanos assinaram Termo de Adesão de pactuação do programa Escola 10, durante evento no Centro de Convenções, na manhã desta terça-feira, dia 19. O programa une forças entre Governo do Estado e prefeituras pela melhoria dos índices educacionais, com impacto positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No evento o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, assinou o termo de forma simbólica em nome todos os prefeitos. “Os avanços positivos do programa mostram sua importância, diminuímos a evasão escolar, mais de 80% dos municípios alcançaram as metas do Ideb”, afirmou Hugo.

“Vamos focar ainda mais, trabalharmos de mãos dadas: os municípios e o Governo de Alagoas. Na primeira fase todos os 102 municípios abraçaram o projeto tenho certeza que esse ano não será diferente. Juntos, faremos parte de uma nova história na educação de Alagoas, em uma grande corrente de defesa do ensino público de qualidade”, concluiu.

O Governo do Estado também fez a entrega simbólica dos kits dos cadernos de atividades que serão entregues 160 mil alunos. Na primeira etapa do Escola 10, em 2018, Alagoas alcançou 16° lugar no ranking dos estados brasileiros com a melhor educação do país.

Para o governador Renan Filho, sem os municípios o estado não teria alcançado esse patamar. “Sem os pais, sem os secretários municipais não chegaríamos lá. O ensino fundamental os municípios detêm 95 % da matrícula, de maneira que o Estado precisa se preocupar com todas as redes da educação para alcançar uma boa colocação”, afirmou o Governador.

O Secretário de Estado de Educação, Luciano Barbosa, garantiu que a nova meta é meta é ficar entre os 10 primeiros estados em 2019 e entre os 5 primeiros em 2021. “Em 2019, Alagoas vai mostrar, ainda mais, seu compromisso os jovens alagoanos”, afirmou o secretário.

Com foco na garantia do direito à aprendizagem, da qualidade do ensino público e melhoria dos índices educacionais, as metas a serem pactuadas estarão voltadas à garantia da alfabetização na idade certa, melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, além da redução da evasão e reprovação escolar.

Na ocasião, estavam reunidos prefeitos, secretários municipais de Educação, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Rubens Araújo, além de diretores de ensino ou técnicos pedagógicos e articuladores de ensino das secretarias municipais de Educação, superintendentes e técnicos das áreas finalísticas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), gerentes regionais de educação e respectivos chefes dos Núcleos de Sistema, além de gestores e articuladores de ensino das escolas da Rede Estadual.