Maceió

Prefeitura de Maceió lança educação integral para 7 mil alunos

Secom Maceió | 18/09/19 - 12h38
Rui Palmeira fala durante lançamento do programa Educa Maceió | Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, lançaram, nesta quarta-feira (18), o programa Educa Maceió, que vai levar educação em tempo integral a 50 escolas da Rede Municipal de Ensino, com atividades para 7,2 mil crianças e adolescentes nas áreas de esporte e cultura.

Segundo o prefeito, o programa será mantido pelo Município e vai impactar na qualidade de ensino e de vida dos estudantes.  O Educa Maceió substitui o Mais Educação, que foi encerrado com a suspensão de repasses do Governo Federal.

“Estamos assumindo uma responsabilidade do governo federal, que é manter 50 escolas funcionando em tempo integral. A redução de repasses estava acontecendo há dois anos, mas a gente não podia deixar essas crianças vulneráveis . Assumimos esse encargo com recursos próprios, porque é uma forma de combater a violência, deixando a criança por mais tempo no ambiente escolar”, pontuou Rui Palmeira. “Temos também os pontos de cultura e as reformas em quadras. Essa reestruturação tem dado certo, tanto é que o Ideb da capital cresceu”, acrescentou o prefeito.

O Educa Maceió terá investimento de R$ 1,6 milhão em recursos próprios da Prefeitura. Serão atendidos alunos matriculados do 3º ao 9º ano do ensino fundamental.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira ressaltou que o Município segue priorizando investir em melhorias na Rede de Ensino. “Com planejamento, a gente vai subir ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb). Para isso, precisamos manter as crianças nas escolas com merenda de qualidade, profissionais capacitados, entregar mais escolas, além de seguir com reformas nas unidades de ensino. Com tudo isso, vamos colher mais frutos na área educacional”, enfatizou.

A secretária de Educação, Ana Dayse, citou o empenho para garantir a permanência dos alunos em tempo integral nas escolas em um momento de cortes de programas federais. “É um programa que estamos lançando com um apoio grande do prefeito Rui Palmeira. Isso significa oferecer oportunidade para as crianças terem atividades de arte, cultura, esportes, reforço de português e matemática no contraturno escolar, ou seja, a criança vai passar o dia todo na escola, sendo um aprendizado extra para a vida. A nossa ideia é atender todas as 90 escolas de ensino fundamental”, frisou a secretária.

As atividades vão contribuir com o desenvolvimento dos alunos, além de incentivar a participação em sala de aula, como explicou Edleuza Brandão, coordenadora geral de Programas Suplementares. “O Programa vai oferecer aos estudantes 7 horas diárias na escola. Além das matérias tradicionais do currículo, eles vão ter atividades complementares de esporte e cultura, fazendo parte do grupo de judô, teatro e música. Dessa forma, o aluno vai se sentir feliz na escola e a gente estará oferecendo uma formação humana, porque isso colabora para a melhoria do rendimento escolar, que é traduzido na proficiência de várias áreas do conhecimento”.

A Escola Municipal Floriano Peixoto, em Ipioca, foi uma das contempladas com o antigo programa e agora retornará com as atividades em tempo integral. A diretora Socorro Peroba reconhece que o ensino integral elevou o Ideb da unidade.

“A implantação do ensino em tempo integral foi um divisor de águas tanto para os professores como para os alunos. Foi muito importante para o aprendizado das crianças e até na vida social delas com a família. Com ensino em tempo integral, já tivemos aulas de judô, dança, e as crianças adoram esses esportes, e notamos que o aprendizado em português e matemática melhorou muito, tanto que o Ideb cresceu”, disse a diretora.

A solenidade de lançamento do Educa Maceió ocorreu no Auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e reuniu gestores, professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino.