Brasil

Presidente da Fiea-AL presta esclarecimentos à PF em Brasília

TNH1 | 19/02/19 - 11h13
PF cumpre mandados na Casa da Indústria, em Maceió | TV Pajuçara / Henrique Pereira

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea-AL) informou por meio de nota que o presidente da entidade, José Carlos Lyra de Andrade, esteve na Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos sobre a operação Fantoche, deflagrada na manhã desta terça-feira (veja lista abaixo de todos alvos da operação).

A Fiea disse que não teve acesso à investigação. "A entidade acredita que tudo será devidamente esclarecido e está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades", informou na nota.

Desvios milionários

A operação Fantoche foi deflagrada pela Polícia Federal em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), e investiga uma suposta organização criminosa suspeita de desviar R$ 400 milhões do Sistema S e do Ministério do Turismo.

A ação foi batizada Fantoche em referência ao festival Sesi Bonecos do Mundo, organizado pela empresa Aliança Comunicação e Cultura, de Recife, foco da operação.

A PF afirma que a organização era voltada para a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Ainda de acordo com os investigadores, um grupo de empresas de fachada, sob o controle de uma mesma família, teria desviado recursos provenientes de contratos e convênios fechados diretamente com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S.

Os contratos eram, na maioria das vezes, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, diz a investigação.

As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Confira quem são os alvos de mandado de prisão da Operação Fantoche:

  • Robson Braga de Andrade - presidente da CNI
  • Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva - empresário e um dos donos da Aliança Comunicação. Ele já havia sido preso pela PF em 2013, na Operação Esopo
  • Ricardo Essinger - presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe)
  • Francisco de Assis Benevides Gadelha - conhecido como Buega Gadelha, é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB). A Fiep-PB afirmou que Buega cumpre agenda em Brasília (DF) e a entidade não teve acesso à investigação
  • José Carlos Lyra de Andrade - presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA). A FIEA confirma que o presidente da entidade está em Brasília, mas informa que não teve acesso à investigação
  • Lina Rosa Gomes Vieira da Silva - empresária e publicitária, ligada à Aliança Comunicação
  • Hebron Costa Cruz de Oliveira - advogado e presidente do Instituto Origami
  • Jorge Tavares Pimentel Junior - empresário sócio da empresa Neves e Silva Produção
  • Júlio Ricardo Rodrigues Neves - empresário, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação
  • Luiz Antônio Gomes Vieira da Silva - ligado à Aliança Comunicação