Meio Ambiente

Primavera começa e já eleva temperaturas; veja o que muda no clima

Deborah Freire | 23/09/18 - 11h11
Primavera começou com aumento de temperatura | Reprodução

A primavera começou oficialmente às 22h54 desse sábado e já elevou as temperaturas em Alagoas. De acordo com as previsões meteorológicas, a partir de agora, as máximas sobem gradualmente de uma média de 28 graus para 32 graus. Mas não é só isso que muda nos próximos três meses.

O meteorologista Emanuel Teixeira, do quadro Balanço do Tempo, do Balanço Geral, da TV Pajuçara, explica que neste período já há um relevante aumento do índice de radiação ultravioleta, provocado por um sistema de alta pressão que se intensifica no Nordeste.

“É algo muito marcante entre os meses de outubro e novembro. São movimentos dos ventos de cima para baixo no sentido anti-horário que afastam ou dificultam a formação de nuvens, deixando o céu bastante aberto, um céu azul”, esclarece.

Ele ressalta que é importante se preocupar mais com a exposição ao sol e evitar o horário de 10h às 15h, além de tomar muito líquido e usar protetor solar.

Ventos e umidade

O mesmo fenômeno que deixa o céu sem nuvens na primavera nordestina causa o já conhecido Vento Nordeste, que em outros anos provocou estragos na rede de energia elétrica e queda de árvores em Maceió e no interior.

A estação gera ainda uma baixa na umidade relativa do ar, levando o índice para 75% a 80% no Litoral e Zona da Mata e para 35% a 40% no Agreste e Sertão, o que pode ser preocupante para a população, já que a Organização Mundial de Saúde aponta como mínimo ideal 60% ou mais. O consumo de mais líquidos é, novamente, uma prevenção para problemas de saúde.

El Niño

A última alteração que pode vir com a chegada da primavera, mas ainda não confirmada pela meteorologia, é a chegada de um El Niño. Segundo Teixeira, o fenômeno altera os padrões de vento e reduz as chuvas no Nordeste, diferente de outras regiões do país onde há mais precipitações.

Na última vez no Brasil, em 2016, o El Niño foi o mais forte já registrado. “Em 2017 tivemos o La Ninã, que trouxe muita chuva, e em 2018 novamente, mas muito fraco. Há uma chance de 60% de formação do El Ninõ, que só deve ser confirmado em novembro ou dezembro”, afirma o meteorologista.