Esporte

Primeira etapa do maior campeonato de jiu-jitsu de Alagoas acontece neste fim de semana em Maceió

13/08/18 - 21h23
Divulgação

Nos dias 18 e 19 de agosto, próximo final de semana, o ginásio do Lar São Domingos, em Mangabeiras, será palco da primeira etapa do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, maior evento da modalidade no Estado. Com a expectativa de reunir mais de 700 atletas nos dois dias de competição, o campeonato se tornou diferenciado pela premiação em dinheiro e incentivo aos atletas de todas as idades e categorias.

“O Circuito Alagoano foi idealizado há três anos e, desde então, crescemos e nos tornamos o maior campeonato de jiu-jitsu do Estado, o que melhor premia e incentiva os atletas e o que apresenta a melhor estrutura. Avançamos muito, ampliamos a premiação e incluímos algumas categorias este ano, tudo para contemplar ainda mais os competidores”, explicou o professor Erick Costa, um dos responsáveis pela organização.

Além das medalhas e troféus, os atletas que se consagrarem campeões nas categorias Absoluto pontuam para o ranking da Liga, que premiará os melhores de todas as faixas com dinheiro e brindes, em um grande evento que se realizará em dezembro.

A grande novidade da edição 2018 do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu é a inclusão da modalidade Subsmission, que é o jiu-jitsu sem kimono, também conhecido como NOGI. “Este ano, as três etapas da competição terão um espaço apenas para o NOGI, como forma de incentivarmos ainda mais a prática dessa modalidade em nosso Estado e incluir, ainda, atletas de outras modalidades, como o wrestling”, destacou a professora Sibele Lima, também organizadora do evento.

A organização da competição, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), ainda disponibilizou 300 leitos gratuitos para a hospedagem de atletas de outras cidades e Estados. Além disso, este ano os atletas da categoria Master – acima de 30 anos – também terão um Absoluto exclusivo. Segundo Sibele Lima, “essa foi a forma que a Liga Alagoana de Jiu-Jitsu encontrou para valorizar ainda mais o pessoal da velha guarda, grandes responsáveis pelos primeiros passos do nosso esporte”.

Todas as informações sobre a competição estão na plataforma www.lajj.com.br. No sábado, os combates começam às 8h30 com as crianças, mulheres de todas as categorias e homens faixas brancas adulto e master. A partir das 14h do sábado, começam os combates NOGI, do juvenil ao Master. No domingo, com início no mesmo horário, é a vez dos homens faixas preta, marrom, roxa e azul e de seus Absolutos.

Para ter acesso ao ginásio, é preciso levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade parceiras da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu (LAJ-J), responsável pela organização do evento.