Alagoas

Projeto ‘Vamos Subir a Serra’ consolida celebração da Consciência Negra em Alagoas

Assessoria | 12/11/19 - 19h16
Arquivo/Agência Alagoas

Na sua terceira edição, o projeto Vamos Subir a Serra 2019 traz a marca do maior evento em celebração ao Mês da Consciência Negra em Alagoas. Direcionado à comunidade negra e a sociedade em geral, o evento leva a reflexão do episódio histórico da luta pela liberdade no solo sagrado do Quilombo dos Palmares. Com experiências de caráter educativo, cultural, político, simbólico e gerador de renda, o evento legitima, cada vez mais, espaços na sociedade. Do dia 14 a 17 de novembro, na Praça Multieventos, na Pajuçara, em Maceió; acontece a primeira etapa do projeto. No dia 19, as atividades acontecem na Serra da Barriga e encerrando o evento, a Mostra Quilombo de Cinema Negro, dos dias 20 a 22, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

Com mais de 30 ações, o projeto evidencia a temática étnico-racial de forma plural, levando a interação e o pertencimento através de seminários, palestras, shows, oficinas e muito mais. O público terá acesso gratuito ao Espaço Cultural Zumbi dos Palmares - tenda de 1.100m2, climatizada, instalada na Praça Multieventos - Pajuçara, onde acontecerão: a Feira do Empreendedor Negro e Quilombola, com a participação de expositores de Maceió e de comunidades remanescentes de quilombos de Alagoas e de outros Estados; Seminário Quilombola e Encontro de Saberes, com a participação de cinco comunidades quilombolas referências no empreendedorismo. Dentre as presenças confirmadas estão: o diretor artístico, produtor cultural e escritor Anderson Quack, que fará uma palestra sobre “O Negro na Comunicação”. E a jornalista e influenciadora digital Tia Má, com o tema “Lugar de Negro é Onde ele Quiser”.

Esta edição promete diversificar e inovar, com a realização do 5º Encontro das Crescheadas – movimento de mulheres negras de Alagoas, que surgiu para a valorização dos cabelos crespos e cacheados. O Quilombo das Letras será composto por mais de 10 autores negros, realizando tarde de autógrafos e roda de conversa. O público infantil, não ficará de fora, o Espaço Erê contará com uma programação direcionada, além de apresentações, performances culturais, desfile Afro e Espaço Beleza Negra. Na Praça Multieventos o Festival Quilombola – Culinária Afro Brasileira trará a variedade de cerca de 20 pratos típicos. O tradicional Saurê Palmares, com apresentações e valorização de grupos culturais locais e Shows.

Seminário Palmares In Loco

A culminância do Projeto acontecerá no dia 19 de novembro, com a atividade Seminário Palmares in loco, em União dos Palmares. Em alusão a data comemorativa do Dia da Consciência Negra, é realizada uma visita guiada à Serra da Barriga, onde é feita uma apresentação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Na programação do seminário também será realizado o “Tambor Falante: memórias da Humanidade; momento de diálogos e trocas de saberes. Entre outras ações que acontecerão ao longo do dia na terra do herói negro Zumbi dos Palmares.

Com caráter agregador o Vamos Subir a Serra reúne parcerias das três instâncias do poder público, iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade integrante do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), com recursos do governo federal, por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP) e emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, por parte do deputado federal João Henrique Caldas (JHC); além da parceria da Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) e Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), além do SESI e SEBRAE, entre outras instituições que agregam valor ao projeto, todos num esforço conjunto em valorizar a cultura negra.

Serviço:

Vamos Subir a Serra 2019

Período:

14 a 17 de novembro - Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Praça Multieventos - Pajuçara)

19 de novembro - Serra da Barriga União dos Palmares

20 a 22 de novembro - Quilombo de Cinema Negro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.