Maceió

Protesto de esposas de reeducandos bloqueia trânsito na Fernandes Lima

Eberth Lins | 19/11/18 - 12h36
Cortesia

Nesta segunda-feira (19), familiares de detentos do Sistema Prisional bloquearam o trânsito na Avenida Fernandes Lima, sentido aeroporto, para cobrar melhores condições no sistema carcerário.

Os manifestantes denunciam maus-tratos aos reeducandos e que familiares estariam sofrendo represália após uma mulher ser presa tentando entrar no Sistema Prisional com drogas escondidas na barra da saia.

“Queremos que parem com esses maus-tratos e com os problemas durante as visitas. Não é porque uma errou que todas nós vamos errar. Eles já estão pagando pelo que fizeram e não é justo que todos paguem pelo erro de uma pessoa”, disse a esposa de um reeducando que não quis se identificar.

O Gerenciamento de Crise da Polícia Militar foi acionado ao local para negociar a liberação da via com os manifestantes.

EM NOTA, SECRETARIA DIZ QUE MANTÉM DIÁLOGO

Em nota enviada à impresa, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) comentou as reivindicação dos manifestantes, onde garantiu o diálogo com os familiares de reeducandos. 

Confira a nota na íntegra: 

Ascom Seris 

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) reafirma o seu compromisso com a legalidade e a justiça, mantendo o canal para o diálogo sempre aberto. Nesta segunda-feira (19), o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Gustavo Maia, recebeu representantes dos familiares dos reeducandos na Ouvidoria da Seris.

Durante a reunião, os familiares apresentaram demandas que serão analisadas pela Seris, a fim de tomar as medidas necessárias. “Como servidores públicos, agimos dentro da legalidade. A secretaria sempre toma a iniciativa de analisar as reclamações para saná-las”, explicou o chefe Especial de Gestão Penitenciária.

Canal aberto - A Seris se coloca à disposição, através da sua Ouvidoria, para receber os familiares dos reeducandos e efetivar a reintegração social dos apenados. Aqueles que tiverem interesse em manter contato com o setor devem se dirigir à Avenida Fernandes Lima, 1322, Farol (próximo ao elevado do Cepa), de segunda à quinta-feira das 8h às 17h, e nas sextas-feiras das 8h às 14h. O atendimento também é feito via e-mail (ouvidoria@seris.al.gov.br) ou pelos telefones (82) 3315-1097, ramal 2002, e 0800 095 7998.