Especiais

Que tipo de água você bebe? Descubra as opções disponíveis em Alagoas

01/06/17 - 10h01

Poucos sabem, mas nem toda garrafinha de água que compramos contém água mineral natural. Sim, o líquido cristalino que bebemos pode ter diversas origens, inclusive passando por vários processos industriais. Em Alagoas, três tipos são mais comuns: água mineral, água adicionada de sais e água de poços artificiais. Esta última é a mais encontrada nas distribuidoras no Estado.

A informação sobre o tipo de água pode ser conferida no rótulo das garrafas e garrafões, tanto na parte frontal como nas letras miúdas laterais. As principais diferenças estão relacionadas à sua origem, composição e tratamento. São as características de cada uma que irão revelar a qualidade da água que consumimos, assim como seus possíveis efeitos no organismo.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as três opções são regulamentadas, devendo seguir normas específicas para que sejam envasadas e comercializadas. Para assegurar os parâmetros de qualidade e segurança do consumidor, a água é um produto muito bem controlado pelas autoridades sanitárias nacionais e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP).

Conheça as classes de água mais comuns:

1 - Água Mineral Natural

Extraída diretamente de uma fonte natural potável, a água mineral natural possui sais minerais e oligoelementos em sua composição, sendo um dos produtos mais seguros e controlados do mercado de alimentos. O pH varia de acordo com a fonte e rochas por onde passam, geralmente entre 4 e 9. Em Alagoas, a única empresa com fonte de água mineral de nascente é a Frascalli, localizada em uma reserva de Mata Atlântica no município de Rio Largo.   

2 - Água Adicionada de Sais

Já a água adicionada de sais não é proveniente de uma fonte natural, podendo vir da rede pública ou poço. Ela passa por processos industriais de filtragem e purificação, nos quais são adicionados artificialmente sais minerais em proporções estabelecidas pela regulamentação da ANVISA. Estes procedimentos visam atender ao padrão de potabilidade e adição de químicos. Seu pH também é variável, dependendo das substâncias adicionadas pela empresa envasadora.

3 - Água de Poços Artesianos

Obtida por meio de poços artesianos (proveniente do lençol freático), este é o tipo de água mais consumido em Alagoas. As águas encontradas no solo e entre rochas são "puxadas" por meio de uma bomba e seguem através de canos para o poço. Sua composição de sais, assim como o pH, também é bastante variável, de acordo com a tipo de quantidade de substâncias daquele solo. Para perfurar qualquer poço no Estado é preciso autorização da Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), pois há riscos para o meio ambiente e saúde pública.

Qual escolher?

Antes de optar pela água a ser consumida, é preciso estar atento à qualidade das alternativas disponíveis no mercado. Deve-se verificar se são produtos seguros que atendem à legislação para o consumo humano, checando se estão de acordo com os órgãos responsáveis pela classificação e regulação: o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Na próxima vez que comprar sua água engarrafada, considere a água com classificação mineral natural nos rótulos, com sais minerais da fonte, ideal para hidratação e com maiores benefícios à saúde.


Conteúdo publicitário