Curiosidades

Rapaz de 25 anos sofre síndrome que faz com que pareça ter apenas 12 anos

Mundo Curioso | 18/08/18 - 20h30
A Doença de Fabry é uma condição genética que normalmente só é diagnosticada na infância | Divulgação

Você diria que o menino da imagem tem 25 anos de idade? Não, né? Pois, apesar de parecer que ele não tem mais do que 12 ou 13 anos, o polonês Tomasz Nadolski já é adulto — e tem essa aparência por conta de uma síndrome bastante rara, chamada Doença de Fabry, que afeta entre 1 e 3 pessoas a cada 100 mil nascimentos.

Segundo Caroline Redmond, do site All That Is Interesting, a Doença de Fabry é uma condição genética que normalmente só é diagnosticada na infância e provoca uma deficiência parcial ou total na quantidade de um tipo de enzima necessário para o metabolismo de determinadas substâncias lipídicas no organismo.

Síndrome dolorosa

Entre os sintomas apresentados pelos portadores estão os transtornos gastrointestinais, a perda da função das glândulas sudoríparas, febres recorrentes, sensação de dormência, formigamento ou queimação nas mãos e nos pés, dores pelo corpo, cansaço crônico e inchaço dos membros inferiores.

Como se fosse pouco, em determinados casos, como o de Tomasz, a síndrome pode retardar a chegada da puberdade, levando os portadores a apresentarem baixa estatura e aparência de eternas crianças. Tal como ocorre com a maioria das pessoas diagnosticadas com a Doença de Fabry, o jovem polonês começou a mostrar os primeiros sinais aos 7 anos de idade, quando desenvolveu problemas digestivos e passou a reclamar bastante de dores no corpo; contudo, durante anos, nenhum especialista descobriu o que realmente havia de errado com ele.