Alagoas

Rui Palmeira profere palestra no Congresso Nacional de Magistrados

25/05/18 - 18h17

O prefeito Rui Palmeira foi um dos palestrantes, na tarde desta sexta-feira (25), de um dos painéis do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá. O encontro tem como tema ‘A politização do Judiciário ou a judicialização da política?’.

Com o tema ‘A judicialização no Poder Executivo’, Rui Palmeira debateu sobre questões enfrentadas na capital alagoana. “Viemos aqui para fazer um debate e colaborar com o seminário, trazendo a nossa experiência acerca das decisões judiciais excessivas que acontecem em face do Poder Público Municipal”, disse o gestor, que dividiu a mesa com a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito.

O evento acontece pela segunda vez em Maceió, após um intervalo de 41 anos entre as edições. “O congresso é muito importante para a economia local. A Prefeitura, desde o início, apoia o evento. São mais de 1.300 magistrados que estão na cidade, em hotéis, consumindo em restaurantes, visitando nossas belezas naturais, e isso é muito importante para nós”, destacou o gestor.

Na abertura do evento, ocorrido na noite dessa quinta-feira (24), o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Jayme de Oliveira, explicou a escolha do tema do congresso. “Todos os temas relevantes ao Brasil têm chegado ao Judiciário e ao mesmo tempo nós percebemos uma politização da justiça e a judicialização da política. Por isso escolhemos esse momento para colocar este tema em discussão e debatê-lo, seja no ambiente jurídico, filosófico, científico ou cultural”, pontuou.

O evento acontece durante toda a sexta-feira e vai até o meio-dia do sábado (26). A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participam do evento.