Nordeste

Sala de Alerta da Semarh promove encontro para elaboração de previsão do tempo e clima trimestral

Assessoria Semarh AL | 30/09/20 - 17h38
Assessoria Semarh AL

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última sexta-feira (25) o encontro dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, visando a previsão de chuva e temperatura para o trimestre de outubro, novembro e dezembro de 2020 para a região a partir de modelos de previsões climáticas. Foi realizada também a análise climática dos últimos três meses: junho, julho e agosto.

Por videoconferência, coordenada pela Sala de Alerta de Alagoas, estiveram presentes representantes de oito Estados da região Nordeste, com a ausência do Maranhão. Representando o órgão alagoano, estiveram o secretário executivo de gestão Pedro Lucas, o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho e a climatologista Anna.

Os Centros Estaduais que participaram da reunião apresentaram os resultados dos modelos para de previsão dos Estados do Nordeste. Nestes próximos três meses Alagoas está fora de seu período mais chuvoso.

Neste período, a previsão é que sejam registradas temperaturas máximas entre 29,8°C em Porto de Pedras e 35,8°C em Pão de Açúcar.  Em Maceió, a média deve ficar em 30,6°C. Já em Água Branca e Palmeira dos Índios, os valores médios podem ser de 30,8°C e 32,5°C, respectivamente.

Responsável pelo encontro, a climatologista Anna Bárbara reiterou a necessidade das previsões. “A previsão climática é de extrema importância, especialmente durante o período chuvoso no Estado de Alagoas, possibilitando o acompanhamento da tendência das chuvas e da temperatura nos próximos três meses e viabilizando as tomadas de decisão de governantes nas esferas estadual e municipal, empresas e instituições bancárias”, disse.

Durante a conferência, foi constatado ainda que o último trimestre foi de chuvas abaixo da média em Alagoas. Nos dados parciais de setembro, inclusive, registraram-se as menores quantidades de chuva em Alagoas, o que é considerado normal.

A previsão do tempo e temperatura para este trimestre pode ser conferida em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao-climatica/NotaTecnica_25092020.pdf, bem como no aplicativo "Semarh Tempo Alagoas", disponível para a plataforma Android e iOs.