Maceió

Samu testa no Pinheiro método de atendimento para grandes tragédias

TNH1 | 16/02/19 - 16h15

Em caso de evacuação urgente do bairro Pinheiro, em Maceió, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai atuar com o Método Start, que é aplicado em casos de grandes tragédias, com múltiplas vítimas.

O método está sendo testado, neste sábado (16), durante o simulado para evacuação do bairro. Confira aqui como foi o simulado em tempo real. 

De acordo com Marcos André Ramalho, médico do Samu, o Método Start seleciona os pacientes por níveis de gravidade.  “A gente faz a triagem para depois encaminhar os pacientes aos hospitais que estão dando suporte à operação. No caso de necessidade, inicialmente, eles serão encaminhados ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas podem ser endereçados para outros hospitais das redes pública e privada”, explicou.

Conforme anunciado pelas autoridades, numa real necessidade de evacuação, os moradores serão avisados por uma sirene, além de mensagens da Defesa Civil. “É importante que os moradores fiquem atentos às orientações dos Bombeiros e da Defesa Civil”, acrescentou o médico do Samu.

Assista o vídeo: