Maceió

Secretário de Saúde pede autorização para realizar concurso público e contratar Organizações Sociais

Assessoria | 22/03/19 - 20h09
Reprodução/Secom Maceió

O secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, encaminhou ao prefeito, nesta sexta-feira (22), uma solicitação de autorização para realização de concurso público para contratar profissionais da área de saúde com o objetivo de suprir a carência na rede municipal. Junto com a solicitação, Nonô também entregou o pedido de autorização para realizar o processo seletivo das Organizações Sociais (OS´s) para o gerenciamento de serviços de saúde destinados à atenção básica e especializada.

No ofício, o secretário anexou documentos que comprovam a gravidade e urgência diante da carência de profissionais médicos e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB´s) – fato que tem deixado precário o atendimento à população. De acordo com o chefe da pasta, a carência hoje na Saúde é de 162 médicos, entre clínicos e especialistas. O trabalho dos cirurgiões-dentistas está sendo comprometido pela falta dos ASB´s - uma necessidade atual de 50 auxiliares. “Tivemos que recorrer ao prefeito com esse pedido porque há anos não ingressam esses profissionais nos quadros da secretaria, muitas aposentadorias surgiram, além de algumas medidas que aumentaram expressivamente a demanda, como a expansão da Rede, construção de onze novas Unidades de saúde, reforma de 48 UBS, a otimização do PAM e o funcionamento de 106 cadeiras de dentistas. Enfim, certamente será um grande avanço para Saúde de Maceió”, defendeu Nonô.

Quanto à contratação de OS´s, o secretário argumentou que existe necessidade de aperfeiçoar e agilizar o atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde de modo que poderá ser melhor executado se implantado um novo modelo de gestão. Essa forma de prestação dos serviços de forma indireta, através de contratos de gestão, está regulamentada na Lei Municipal nº 6304/2014. “Vale enfatizar que esse modelo já vem sendo adotado em outros municípios e tem demonstrado excelentes resultados. Como é o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que já é uma realidade em Maceió e que tem a qualidade dos serviços reconhecida pela população”, defendeu Nonô.