Alagoas

Seprev e Cesmac vão fortalecer a prevenção à violência com projetos de pesquisa e extensão

Assessoria | 13/09/19 - 23h57
Divulgação/Assessoria

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o Centro Universitário Cesmac estão prestes a formalizar um convênio para fortalecer a atuação do órgão público por meio de projetos de pesquisa e extensão da instituição de ensino.

Para dar continuidade ao acordo, a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, recebeu, nessa quinta-feira (12), representantes do Cesmac – do curso de Direito, do Núcleo Acadêmico Afro-Indígena (Nafri) e do Núcleo de Robótica.

“Eu tenho o costume de dizer que a prevenção à violência não se faz sozinho, e é verdade. Sempre é importante unir forças com as demais instituições e atores locais para fortalecer a atuação e garantir efetividade e eficácia das nossas ações. O Cesmac chega para somar conosco neste trabalho”, enfatizou Esvalda Bittencourt.

O convênio entre as duas instituições vai englobar diversas atividades, dentre elas o fortalecimento das ações da Seprev por meio da participação de professores e estudantes dos diversos cursos ofertados pelo Cesmac.

“A parceria entre Estado e academia é de extrema valia por unir professores e pesquisadores à iniciativas do poder público, vinculando a expertise teórico prática ao interesse coletivo para criação e acompanhamento de políticas públicas”, explicou o professor e pesquisador da Faculdade de Direito do Cesmac, Bruno Leitão, que vem realizando as articulações junto à Seprev.

Para o coordenador do curso de Direito, professor Afrânio Queiroz, que na reunião representou o vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, foi brilhante poder conhecer de perto o trabalho desenvolvido por uma secretaria que trabalha exclusivamente para prevenir a violência.

“Esse é um trabalho muito promissor que tem que ser contínuo, pois o Estado tem o dever de cuidar das pessoas, sobretudo dos nossos jovens. E agora eu vejo que isso está sendo feito”, disse.

Além do convênio, as duas instituições vem trabalhando em um Termo de Cooperação Técnica para criação de um aplicativo de denúncia e informação sobre violência.  O projeto irá beneficiar, sobretudo, a rede de ensino, por meio de disponibilização de um canal direto de notificação de violência infanto-juvenil.

Participaram, ainda, da reunião os coordenadores do Nafri, professor Jorge Vieira, e do Núcleo de Robótica do Cesmac, Mozart Melo, o analista de sistemas, Izac de Alencar, o professor de Direito, Marcelo Jobim, a superintendente da Criança e do Adolescente, Samylla Gouveia, e o superintendente de Prevenção à Violência, Thomas Artur.