Maceió

Seris confirma casos de tuberculose dentro de presídio em Maceió

Redação TNH1 | 19/03/19 - 18h30
Divulgação/Seris

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirmou, na tarde desta terça-feira (19), que foram registrados casos de tuberculose dentro da Casa de Custódia da Capital, o Cadeião, no Sistema Prisional de Alagoas, nos últimos dias. Porém, o órgão não soube precisar o número de detentos enfermos. 

Por meio de nota, a Seris destacou que a doença vem sendo tratada e monitorada para evitar o surgimento de novos casos. Testes periódicos e orientações de prevenção serão realizadas para intensificar o combate à doença.

Uma fonte ligada ao TNH1 dentro do presídio informou que 11 detentos já apresentaram sintomas da tuberculose, o que ocasionaria um surto da epidemia na unidade prisional. Porém, a informação foi negada pela Seris.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Hélvio Auto, com especialidade para atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas, e foi informado que um reeducando deu entrada na unidade de saúde. Ele passou por tratamento e recebeu alta médica nesta terça.

Leia na íntegra a nota da Seris:

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que a ocorrência de tuberculose entre reeducandos vem sendo tratada e monitorada para evitar o surgimento de novos casos. Alem disso, a Gerência de Saúde vai intensificar as ações de prevenção, que consistem na realização de testes periódicos e orientação para a prevenção da doença.

O estado de Alagoas cumpre fielmente o protocolo para tratamento de TB em ambiente carcerário conforme portaria interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014 que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. 

A Seris ressalta que a promoção da saúde é um dos principais vetores para consolidar o processo de reintegração social dos reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas.