Política

Site da Câmara de Maceió é hackeado pela segunda vez esta semana

Erik Maia | 18/10/19 - 11h02
Reprodução

O site da Câmara de Vereadores de Maceió foi hackeado pela segunda vez esta semana e está direcionando os internautas para uma página com uma mensagem em inglês e outra em português. O problema foi observado na manhã desta sexta-feira (18). A mensagem afirma em português: “Nós estamos aqui pra fazer, o que os outros não têm coragem”. E em inglês: "Pessoas não devem temer seu Governo. O Governo deve temer as pessoas".

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, esse é o segundo ataque hacker sofrido essa semana. Na última terça-feira, o domínio foi retirado do ar durante a noite.

“A Câmara lamenta o fato do ataque ao portal, onde estão conteúdos importantes, como a prestação de contas. [O site] é uma ferramenta valiosa de ligação entre a população e os vereadores”, pontuou.

A Câmara de Vereadores de Maceió acionou o setor de tecnologia de informação da instituição para reestabelecer o serviço e contatou o Senado Federal, onde o domínio é hospedado, para comunicar o problema e pedir providências.

O jurídico da instituição também está sendo consultado para saber se há alguma medida que possa ser tomada.

A Mensagem

Imagem: Reprodução

De acordo com o que foi apurado pelo blog Planeta Tera, do TNH1, apesar da ação hacker, a mensagem não está, necessariamente, na deep web (área não indexada da internet e que dificulta o rastreio). Ela foi postada num site anônimo de endereços temporários e difícil de rastrear.