Polícia

Suspeito de espancar idoso até a morte no Sertão de Alagoas é preso em São Paulo

João Victor Souza | 22/08/19 - 18h00
Cortesia ao TNH1

Foragido há quase um mês, José Antônio de Jesus Silva, apontado como principal suspeito de espancar Gildo Maxinimo de Carvalho, de 72 anos, até a morte em Olho D'Água das Flores, foi preso na tarde desta quinta-feira (22), no município de Cândido Mota, no interior de São Paulo. O crime no Sertão alagoano ocorreu no dia 25 de julho deste ano.

Segundo informações da polícia, o homem foi detido junto com a companheira, identificada como Maria Angelina Silva. Ela seria a mulher que aparece nas imagens registradas por câmeras de segurança instaladas próximo ao local do crime contra Gildo. Maria estava na garupa da motocicleta usada por José Antônio no dia do assassinato e fugiu com ele.

"Ela informou que havia sido sequestrada por ele, mas os dois estavam juntos. Isso será investigado. A suspeita é de que ela participou do crime e fugiu com ele, mas também há a informação de que ele a ameaçava", disse o delegado Hugo Leonardo, responsável pelo inquérito. 

Ainda de acordo com ele, as prisões aconteceram depois da ação da equipe de inteligência da Delegacia Regional de Santana do Ipanema que entrou em contato com a Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo. Em conjunto, as forças de segurança efetuaram o cumprimento dos mandados.

José Antônio também era foragido da Justiça de São Paulo pelo crime de feminicídio. À época da morte de Gildo, ele estava escondido em Alagoas, mas teve que retornar para o interior paulista depois de cometer mais um assassinato.

O casal deve ser transferido para Alagoas nos próximo dias e será submetido à Justiça alagoana.

O crime

José Antônio teria discutido com a vítima no início da madrugada do último dia 25. Na ocasião, ele já teria agredido o idoso a chutes e chegou a ser detido pela Polícia Militar que o levou à sede do Grupamento da cidade. Após ser liberado, o homem encontrou Gildo na Praça da Independência, no Centro. Acompanhado da mulher, o agressor continuou com as investidas.

Ele e Maria chegaram a subir na moto e ir embora depois de deixar Gildo desacordado. Porém, em menos de um minuto, o casal voltou e José Antônio realizou a segunda sessão de agressões contra a vítima, que não conseguiu mais reagir.

Após matá-lo, José Antônio caminhou lentamente de volta a motocicleta. A mulher subiu na garupa e eles foram embora.