Eleições 2018

TNH1 Dados: Em Alagoas, 7 em cada 10 eleitores não concluíram o ensino médio

TNH1 Dados | 12/09/18 - 14h43

As dificuldades no avanço na educação em Alagoas ficam evidentes quando se observa de perto a escolaridade do eleitorado.

Este ano, mais de 2 milhões de eleitores deverão ir às urnas em Alagoas. Desse total, apenas 27,7% têm o ensino médio ou escolaridade maior. A outra parcela, de mais de 1,5 milhão de eleitores (72,3%), não chegaram a finalizar nem esta etapa escolar.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coletados pelo Portal TNH1 e Agência Tatu, mostram ainda que a maior parcela dos eleitores alagoanos tem somente o ensino fundamental incompleto, representando 27,2% do eleitorado.

A soma dos eleitores alagoanos com ensino médio e ensino superior - completo ou incompleto - representa aproximadamente 28% do total. Um feito para apenas 3 em cada 10 eleitores no estado.

O segundo grupo mais numeroso, por grau de escolaridade, é o das pessoas que pararam de estudar ao completar o ensino médio, com 17,8%.


Municípios

Com relação aos municípios, Limoeiro de Anadia é o que conta com o maior número de eleitores que não concluíram o ensino médio, com 93,1%. Em segundo lugar, a cidade de Coité do Nóia, também no Agreste alagoano, possui 9 em cada 10 pessoas aptas a votar sem o ensino médio completo. Já a cidade de Branquinha, no Sertão, possui mais de 90% dos eleitores sem esse grau escolar.

O TSE esclarece ainda que os dados referentes à escolaridade são declarados pelo próprio eleitor, que, em muitos casos, se cadastra com um determinado grau escolar, mas não volta ao cartório para atualizar as informações.

Acesse aqui a base de dados utilizada para produção desta matéria.