Eleições 2018

TNH1 Dados: quase 10% dos candidatos de Alagoas nasceram em outros estados

TNH1 Dados | 12/09/18 - 07h19

Apesar de as vagas disputadas nas eleições em Alagoas serem para eleger políticos que deverão representar os interesses do estado, um dado chama atenção. No total, 45 candidatos, de todos os 453 em Alagoas, nasceram em outros lugares do Brasil, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coletadas pelo Portal TNH1 e Agência Tatu.

Esse número representa 9,9% dos candidatos às vagas de governador e vice, senador, deputado estadual, deputado federal e suplentes em Alagoas.

Ainda de acordo com os dados, os candidatos são naturais de dez unidades federativas diferentes: Bahia (3 candidatos), Ceará (2), Distrito Federal (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (19), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Sergipe (4) e São Paulo (8).

Municípios

Entre os municípios, Maceió se destaca. Mais da metade dos candidatos (52,8%) nasceu na capital alagoana. Arapiraca é o município com o segundo maior número, com 34 representantes (7,5%). 

Um fato curioso é que Recife, em Pernambuco, é o terceiro município com maior número de concorrentes aos cargos políticos nestas eleições em Alagoas, com 12 candidaturas (2,6%). 

Já em outros 48 municípios de Alagoas não há sequer um representante, por nascimento, na disputa eleitoral deste ano.

Acesse aqui  a base de dados utilizada para produção desta matéria.