Eleições 2008

TNH1 Dados: Senado - quais os candidatos alagoanos mais pesquisados no Google?

TNH1 Dados | 19/09/18 - 10h28

Das redes sociais aos sites oficiais, as eleições brasileiras estão cada vez mais digitais. E a ferramenta de busca Google é um dos canais preferidos para procurar por informações sobre os candidatos escolhidos ou preteridos pelos internautas/eleitores. 

Uma análise dos dados de pesquisa no Google, realizada pelo Portal TNH1 e Agência Tatu, traz um parâmetro desse interesse dos alagoanos pelos candidatos ao Senado na ferramenta de busca. 

O candidato Rodrigo Cunha (PSDB) é o mais buscado. Na sequência vem o candidato à reeleição, Renan Calheiros (MDB), como o segundo nome mais pesquisado.  Em terceiro aparece Benedito de Lira (PP). 

As informações não dizem respeito à intenção de voto dos candidatos. O Google também não informa se o teor das buscas se refere a informações positivas ou negativas dos candidatos. 

O infográfico abaixo mostra o nível de busca por candidato por dia. 


E os demais candidatos?

Os demais candidatos que concorrem ao Senado - Cícero Albuquerque (PSOL), Flávio Moreno (PCO), Osvaldo Maciel (PCB) e Sérgio Cabral (Patriota). - não aparecem no levantamento pelo fato de não terem dados de pesquisa suficientes para entrarem nos parâmetros do Google. Segundo o próprio Google, isso não significa dizer que eles não tiveram buscas na ferramenta, apenas que a popularidade dos termos relacionado a estes candidatos é muito pequena em comparação aos demais, dentro do período de tempo e região da análise. Saiba mais aqui

Média de buscas

Os dados analisados pela reportagem são referentes às buscas realizadas em Alagoas, no período de 16 de agosto (data de início da campanha eleitoral no rádio e televisão) a 14 de setembro. Veja a posição dos candidatos por média. 


Como é calculado?

O interesse de busca não representa números absolutos de volume de pesquisa, e é calculado pelo Google dentro de um índice, que varia de 0 a 100, onde 100 representa a relevância máxima de pesquisas sobre aquele determinado termo e 0 retrata interesse baixo ou nenhum. 

Acesse aqui a base de dados utilizada para produção desta matéria.