Trânsito

Tráfego às margens da Durval de Góes Monteiro gera dúvidas sobre infração; SMTT explica

Letícia Cardoso* | 14/08/18 - 12h03
Carro em sentido contrária a via, no que seria uma calçada | Reprodução / Vídeo

O trânsito de veículos em uma área de calçamento paralela à Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, há anos gera riscos para quem circula na região, e dúvidas sobre se é ou não infração. O TNH1 recebeu um vídeo onde, de acordo com o internauta que preferiu não se identificar, motoristas pegariam a contramão no que seriam calçadas.

Segundo ele, circular pelo local é um hábito diário dos motoristas para driblar o fluxo de carros, próximo a ruas que dão acesso à Feirinha do Tabuleiro e próximo a antiga Bomba do Bonzaga.

Nas imagens é possível ver o momento em que um veículo na cor prata e outro na cor branca trafegam em sentido contrário ao da via. O local seria em frente a estabelecimentos comerciais, próximo aos Correios.

Assista:

O TNH1 entrou em contato com a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e foi informado que o local onde os veículos trafegam não é uma calçada, mas, sim, uma área de domínio público, já que a Duval de Góes Monteiro é uma rodovia federal.

“A área com calçamento de paralelepípedo em frente a pontos comerciais não é calçada e não há normas sobre a circulação”, explicou Wanderson Freitas, assessor de trânsito do órgão.

No entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente é responsável pela avaliação do que seria considerado ou não área de passeio para o pedestre. O TNH1 procurou a secretaria para saber se há regulamentação da área como calçada ou como via, mas foi informado por meio da assessoria de comunicação que ainda está sendo feito um levantamento de informações sobre o caso.

*Estagiária sob supervisão da editoria