Televisão

Usar celular ao volante é mais perigoso do que dirigir embriagado, diz especialista

Dados do Denatran mostram que o número de multas por causa do celular no primeiro semestre de 2018 dobrou, quando comparado ao mesmo período do ano passado

Record TV | 14/09/18 - 08h28
Record TV

O uso de celular no volante já é a principal causa de acidentes no país, superando até mesmo a mistura de álcool e direção. De acordo com especialistas, o aparelho tira a atenção dos motoristas e pode ser responsável por graves acidentes.

Um levantamento do Jornal da Record feito com base nos dados do Denatran mostra que, em um ano, dobrou o número de motoristas multados por usar celular ao dirigir.

O total de multas por causa do celular no país passou de 268 mil no primeiro semestre de 2018, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

Luiz Fonseca, analista de trânsito, diz que o celular pode ser até mais perigoso do que a bebida alcoólica. “É muito mais perigoso usar o celular do que beber porque a pessoa deixa de prestar atenção no que ela tem que fazer, de tomar decisões importantes”, diz.

Muitos motoristas usam aplicativos no celular para evitar trechos congestionados e até para trabalhar, o que é permitido. O suporte para o celular pode ser uma saída para que o motorista não digite durante a viagem com o telefone preso ao painel.

O especialista explica, porém, que ainda assim há riscos. “O problema é o cérebro ocupado e não a mão. Mesmo parado no semáforo, você continua dirigindo”, alerta Luiz .

Para assistir aos vídeos do Jornal da Record, acesse PlayPlus.com e baixe o aplicativo .

O Jornal da Record vai ao ar de segunda a sexta a partir das 21h45 e aos sábados a partir das 19h45.