Alagoas

Uso da Internet Segura é tema de seminário promovido pela Seprev no Sertão

Agência Alagoas | 22/02/19 - 22h14
Reprodução/Agência Alagoas

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta sexta-feira (22), o I Seminário Regional do Médio e Alto Sertão sobre o uso da Internet Segura, que aconteceu no Centro Cultural Miguel Arcanjo, no município de Piranhas.

O evento reuniu conselheiros tutelares, representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, articuladores do selo Unicef no Estado e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

A iniciativa visa alertar a sociedade sobre os perigos que rondam a internet, principalmente quando usada de forma irrestrita por crianças e adolescentes. “Foi abordada também a temática do cyberbullying sobre a qual debatemos com educadores e jovens casos atuais de abusos que tiveram repercussão nas redes sociais”, explicou o assessor Técnico da Superintendência da Criança e do Adolescente da Seprev, Walter Araújo.

O seminário destacou ainda a responsabilização, os direitos e deveres daqueles que fazem uso da rede mundial de computadores, como a lei 12.737/12, mais conhecida como Lei Carolina Dickmann, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro, tipificando os delitos e crimes virtuais.

“É preciso acompanhar as inovações tecnológicas e estar atento às mudanças de comportamento que elas promovem na sociedade. Em nossas campanhas educativas, nós lançamos um olhar sobre a internet, que não é um espaço sem lei. Existem direitos e deveres que devem ser respeitados e responsabilizados quando é delitos ou crimes”, emendou o assessor técnico.

Durante o evento, os participantes foram desafiados a passar um período sem o celular e depois compartilhar a experiência com os colegas. O seminário é uma das culminâncias da campanha Internet Segura realizada no início de fevereiro pela Seprev.