Alagoas

'Vamos dar exemplo de segurança', promete presidente da Associação Comercial

TNH1 | 01/07/20 - 17h28
Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

"Vamos dar exemplo de segurança". A fala confiante é do presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, ao comentar, ao TNH1, a reabertura gradual do comércio a partir desta sexta-feira, 03, autorizada pelo decreto de emergência publicado ontem pelo governo de Alagoas. O novo decreto flexibilizou a abertura de lojas com até 400 metros, salões de beleza com 50% da capacidae e igrejas com 30% da capacidade. Veja aqui todas as regras. 

Calheiros ressalta que é possível reabrir com segurança. "Depois de 104 dias fechados, pagando um preço muito alto, o comércio formal vai voltar ao funcionamento e vamos dar exemplo de segurança. Quem já abriu mostrou que é possível controlar o fluxo de clientes, manter o distanciamento, ofertar álcool em gel e fornecer equipamentos de produção para os funcionários. Estamos preparados para enfrentar esse novo normal", garante. 

De acordo com o decreto, estão autorizados a abrir lojas e estabelecimentos de rua que pratiquem comércio ou serviço de natureza privada, exceto shopping centers e galerias. Contudo, ficam proibidos o uso de provadores nestes estabelecimentos. 

Cerca de 5 mil salões de beleza e barbearias se preparam para reabrir em Maceió

Após mais de três meses de portas fechadas por causa das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, cerca de 5 mil salões de beleza de pequeno, médio e grande porte devem abrir as portas e voltar a receber clientes, conforme o novo decreto estadual. Após avaliação da matriz de risco, o governo do estado fez Maceió avançar da bandeira vermelha (risco elevado) para bandeira laranja (risco moderado alto), e permitiu o restabelecimento de algumas atividades não essenciais, como lojas de rua de até 400 metros quadrados, igrejas com 30% do público e os salões de beleza com 50% do funcionamento. 

Salões de beleza e barbearias têm funcionamento permitido a partir da redução do quadro de funcionários em 50%, sendo os atendimentos exclusivamente agendados – com intervalo de 30 minutos entre eles – e higienização obrigatória de equipamentos e estação de trabalho a cada troca.

A expectativa do setor é que os estabelecimentos já possam voltar a funcionar nesta sexta-feira, dia 3, quando a Prefeitura de Maceió deve publicar novo decreto, que deve seguir as diretrizes do decreto estadual.

“Estamos preparados e orientando a todos os empresários do segmento de beleza para um atendimento com segurança no que diz respeito às determinações da Organização Mundial da Saúde e o próprio decreto e a flexibilização por parte do governador do Estado para o segmento da beleza”, diz Ariel Fernandes, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Estética e Beleza do Estado de Alagoas (Sindibeleza).