Geral

Cabeleireiros dão dicas para manter os fios brancos e ensinam cuidados para que o cabelo não amarele

13/03/18 - 18h32

"Já tive o cabelo de várias cores: laranja, com mechas azuis. E fazia cortes malucos também", conta Andrea Roschel, 42 anos, professora de arte. Quando se divorciou e passou por uma fase difícil, a quantidade de cabelos brancos, até então pequena, aumentou muito.

"Então, rapei a cabeça para tirar os fios com tintura e começar uma nova fase. Queria mudar e assumir os cabelos brancos de vez", lembra ela.

Para fazer a transição, o cabeleireiro Gui Orbêa, "beauty artist" no Red Studio SP, afirma que a mudança não precisa sertão radical. "A melhor coisa é reduzir o comprimento aos poucos, conforme o cabelo for crescendo."

Edu Alves, cabeleireiro do Retrô Hair, também sugere outra alternativa: "Dá para fazer luzes loiras nos fios escuros para que eles se misturem aos brancos e todo o cabelo fique mais claro".

O fio branco é mais poroso, fica mais frisado e não tem nada de melanina, responsável por dar cor aos fios. Por isso, amarela facilmente."Indico sempre um xampu com pigmento violeta, que ajuda a tirar esse amarelado", ensina Alves."Lavar o cabelo com água filtrada também é bom", aconselha.

De acordo com o especialista, hoje não é mais considerado sinal de descuido deixar os fios brancos."Percebo que homens e mulheres têm assumido os cabelos naturais. As mulheres que tomam essa decisão normalmente têm personalidade forte e não se importam coma opinião alheia."