Alagoas

Pescadores, banhistas e barqueiros salvam filhote de baleia em Jequiá da Praia

23/07/17 - 17h25
Cortesia ao TNH1 / Francisco Bordalo

Está de volta ao mar o filhote de baleia jubarte que encalhou, na manhã deste domingo (23), na praia de Duas Barras, em Jequié da Praia, balneário do Litoral Sul de Alagoas.

O animal foi devolvido ao mar com a ajuda de pescadores, turistas e da associação dos barqueiros de Jequiá. Que estiveram desde a manhã deste domingo empenhados no regate do filhote.

O TNH1 conversou com o Francisco Bordalo, que participou do resgate. Ele explicou que o animal foi encontrado por volta das 9h.

“Descobriram ela encalhada por volta das 9h. Depois chegaram o pessoal do Semarh e do Instituto Biota, por volta das 14h. Eles fizeram uma analises nela e colocamos pra ela voltar, aí deu certo. Mas foi uma equipe grande de pescadores, turistas, associação dos barqueiros de Jequia pra não deixar ela morrer”, comemorou Bordalo.

Ele disse ainda que vários pescadores da região atenderam o chamado de um colega para ajudar no resgate.

Veja o vídeo do resgate gravado no local:

Um vídeo feito por um cinegrafista amador mostra que o animal apresenta alguns ferimento próximo a boca e a nadadeira traseira, que pode ter sido causada pelo contato com corais de recife que banham a costa do Litoral Sul de Alagoas; assista: