Tecnologia

Vazam senhas dos principais sites de comércio do Brasil

17/07/17 - 18h39
Reprodução

O portal TecMundo recebeu um arquivo, disponibilizado via Pastebin, com nomes de usuários e senhas para algumas das principais plataformas de ecommerce do Brasil. Entre elas, estão: Netshoes, Extra, Centauro, Casas Bahia, PagSeguro, Terra, eFácil, Ponto Frio, HostGator etc.

São mais de 200 logins e senhas que, supostamente, entregam acesso para contas de usuários. O arquivo, que foi encontrado e enviado pelo Laboratório de Segurança da Antecipe, pode ser visto em screenshots logo abaixo.

Além disso, a equipe da Antecipe deixou claro que não teve como checar se as contas realmente se tratam de usuários ativos. Isso porque utilizar qualquer uma destas contas de terceiros sem uma permissão configura crime.

É caracterizado crime porque, além da invasão de uma conta privada, plataformas de ecommerce costumam armazenar dados sensíveis como número celular, telefones, endereços e até dados bancários, como número do cartão de crédito.

O TecMundo recomenda que, caso você tenha alguma conta registrada em um destes serviços, troque agora a senha — pelo menos, até o posicionamento de alguma das plataformas quanto ao vazamento. Esta notícia ainda será atualizada.

Lista de e-commerces com senhas vazadas: