Tecnologia

WhatsApp prepara recurso que pode acabar com notificações "inúteis" no Android

12/07/18 - 21h14
Reprodução/Elson de Souza


O WhatsApp começou a trabalhar em uma pequena novidade para o seu aplicativo do Android, mas que promete facilitar a vida do usuário. Em breve, será possível marcar uma conversa como lida a partir da central de notificação do sistema. O recurso ainda não tem data para ser disponibilizado oficialmente, mas já está em desenvolvimento.

Atualmente, quando o usuário recebe uma mensagem do WhatsApp, a conversa será mostrada na notificação até que o usuário abra o aplicativo e leia o bate-papo. Essa situação se repete mesmo quando o usuário desliza o alerta para escondê-lo no topo da tela. Agora, de acordo com a publicação do WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em um atalho que promete solucionar isso.

Ao visualizar uma notificação no WhatsApp, o usuário passará a ver dois atalhos na parte inferior dela: o tradicional “Responder” e o novo “Marcar como lido”. Ao tocar sobre a segunda opção, a conversa sumirá do espaço e deixará de exibir um contador de mensagens dentro do aplicativo. Um bom uso para isso, por exemplo, tende a ser para dispensar mensagens "inúteis" de fim de bate-papo, como “OK”, “Tchau” ou “Beijos”, por exemplo.





Reprodução

Os códigos para essa função começaram a ser liberados juntos versão 2.18.214 do WhatsApp Beta para Android, mas o recurso ainda não é acessível para o usuário. De acordo com o WABetaInfo, a equipe ainda precisa desenvolver melhor o recurso e fazer melhorias antes de liberá-lo para o público geral. Isso pode demorar de alguns dias a semanas.

Além da opção de “marcar como lida”, o WhatsApp estaria trabalhando em um terceiro atalho: o botão de “Silenciar”. Neste caso, é provável que o usuário possa cancelar os alertas de uma pessoa ou grupo a partir da central de notificações do Android. Entretanto, o recurso ainda não tem data para ser disponibilizado.