Alagoas

24 corpos aguardam liberação para sepultamento no Instituto Médico Legal

Funcionário do local informou a parentes de vítimas que a "demanda" foi grande e que havia apenas um legista e um auxiliar nos plantões

22/01/18 - 09h11
TNH1/Arquivo

Pelo menos 24 corpos aguardam liberação no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, desde a última sexta-feira (22). Funcionários do Instituto informaram a familiares que havia apenas um legista e um auxiliar nos plentões do final de semana e que a "demanda" foi grande.

A jornalista Nathália Lopes, do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, conversou com um dos parentes que aguardam a liberação dos corpos.

O homem, que se identificou apenas como Sérgio, disse que a mãe morreu na madrugada do domingo, em decorrência de uma infecção causada por complicação de uma queimadura. Ele foi informado por funcionários do IML que não há previsão para a liberação do corpo. O TNH1 conseguiu apurar que os corpos são de adultos, e que entre eles, há vítimas de homicídios.

Em nota, a Perícia Oficial de Alagoas alegou que o técnico que auxiliava o médico-legista ontem teria sofrido um acidente de trabalho e por isso as atividades foram suspensas no horário da tarde.

Leia a nota na íntegra:

A chefia do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima informa que o atraso na liberação dos corpos ocorreu devido ao déficit no quantitativo de peritos médicos legistas e técnicos forenses no órgão.

Além disso, no dia de ontem, durante os exames de necropsia, quando apenas um perito médico legista e um técnico forense encontravam-se de plantão, o técnico veio a sofrer um ferimento no terceiro quirodáctilo esquerdo em uma das mãos, sendo necessário o seu encaminhamento imediatamente para HDT. 

Após o acidente, sem a presença de um técnico forense, os exames de necropsias foram suspensos no horário da tarde. Os exames foram retomados na manhã de hoje, e a medida em que estão sendo concluídos os referidos corpos estão sendo liberados.

Por fim, a chefia do IML esclarece que o referido problema já foi informado ao Governo do Estado que se comprometeu em contratar a reserva técnica do último concurso da Perícia Oficial.