Alagoas

Alagoas chega ao número de 50 lixões encerrados em três anos

Planejamento da Semarh auxilia as prefeituras alagoanas no cumprimento da política de resíduos

01/03/18 - 15h15
Ascom Semarh/Arquivo


O Estado de Alagoas conseguiu mais um feito relevante para benefício do meio ambiente. Com base no planejamento efetivado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), 50 municípios alagoanos encerraram as atividades dos lixões e passaram a destinar corretamente os resíduos gerados pela população.

 As últimas cidades que se adequaram à legislação foram Chã Preta, que passa a destinar os resíduos para Central de Tratamento de Pilar (CTR Metropolitano), e Jaramataia, que envia para o aterro sanitário Cigres, situado em Olho d´Água das Flores, no região do Sertão.

 Para o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, o governo vem conseguindo atingir seus objetivos ao fechar, em parceria com os municípios, os lixões que por muito tempo receberam todo o tipo de resíduo de forma desordenada e altamente prejudicial ao meio ambiente.


(Foto: Ascom Semarh/Arquivo)


“Desde 2015, iniciamos um planejamento para encerrar os lixões. Até o final de 2017, 40 deles foram fechados. Iniciamos 2018 com a mesma proposta e chegamos ao número de 50 lixões finalizados. Um grande avanço na Política Estadual de Resíduos Sólidos”, avalia Alexandre Ayres.

 Ainda segundo o secretário Alexandre Ayres, a Semarh vem atuando, com todos os embasamentos legais para chegar ao fim de 2018 com os municípios alagoanos gerindo responsavelmente os resíduos sólidos. “A meta é acabar de vez com os lixões no Estado”, complementa.

 Com o encerramento dos lixões, os municípios também devem construir um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisa ser alinhado com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

 Municípios sem lixões

 As cidades do interior alagoano que encerraram seus lixões e passam a destinar adequadamente seus resíduos são Olho d’Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas, Dois Riachos, Major Izidoro, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Jaramataia, na região do Sertão.

 No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana, Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Olho D’água Grande, Paulo Jacinto, Traipu, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Tanque D’arca e Quebrangulo.

 Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Pindoba e Chã Preta.