Alagoas

Alagoas sedia maior evento da magistratura brasileira

23/05/18 - 17h22

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) anunciaram na tarde desta quarta-feira (23), em entrevista coletiva à imprensa, a realização do Congresso Brasileiro de Magistrados, que terá abertura nesta quinta-feira (24), no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

O Congresso Brasileiro de Magistrados é o maior evento da magistratura brasileira, realizado a cada três anos. Em sua 23ª edição, o evento traz como tema “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Segundo Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz titular da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo e presidente da AMB, o intuito da abordagem do tema é fomentar a discussão da magistratura na sociedade.

“A ideia é fazer com que as pessoas reflitam sobre isso, até que ponto a política foi judicializada, até que ponto isso é bom, qual é a medida disso, o quanto isso está ajudando a desenvolver o nosso processo democrático e o reverso também”, declarou o magistrado.

O juiz Ney Alcântara, presidente da Almagis, lembra que a última vez que o evento veio para Maceió, foi em 1974. “Foi realizado no Teatro Deodoro e na época o poder judiciário não tinha a dimensão que tem hoje. O pode judiciário cresceu porque depois da constituição de 1988, houve uma grande conscientização popular. Nós vivíamos amarrados não só fisicamente, mas intelectualmente também”, disse Alcântara.

Clique e confira a programação.