Alagoas

Ampliado, "Maracatu na Comunidade" retoma atividades após recesso escolar

Serão realizadas Oficinas Artísticas voltadas para a cultura afro dialogando com a comunidade da Cidade Universitária

19/07/18 - 20h25
Divulgação

Depois de uma pausa para o recesso escolar, o projeto Maracatu na Comunidade retorna com as suas atividades nesta sexta-feira, 20, na Escola Municipal Gastone Lúcia Beltrão, em dois horários; pela manhã das 9h30 às 11h, e pela tarde das 15h30 às 17h. A escola Gastone Beltrão é a grande novidade do projeto que amplia sua rede de atuação após ter realizado oficinas durante o primeiro semestre na Escola Corintho da Paz, no Conjunto Eustáquio Gomes.

O projeto “Maracatu na Comunidade” visa fortalecer a tradição popular do Maracatu entre a comunidade escolar da região da Cidade Universitária. O projeto foi contemplado em edital público para a formação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura através do Plano Nacional Cultura Viva.

O objetivo do “Maracatu na Comunidade” é fortalecer e estruturar o Maracatu Raízes da Tradição, localizado no Conjunto Otacílio Holanda, para a difusão da cultura popular junto à comunidade do bairro Cidade Universitária por meio da realização de oficinas de capacitação com a temática da cultura afro-brasileira, que já estavam sendo realizadas na Escola Municipal Corintho da Paz no Eustáquio Gomes e agora expande sua atuação para a Escola Gastone Beltrão, localizada no Conjunto Jardim Royal.

A Mãe de Santo e idealizadora do projeto, Veronildes Rodrigues, conhecida como Mãe Vera afirma que, “esse projeto vai ser bom pra toda comunidade e pra todo Maracatu, porque ele vai servir como uma referência para as pessoas compreenderem a importância da cultura do Maracatu”.

A realização do projeto é da Associação de Moradores do Novo Jardim e Jardim Royal que vem promovendo nos últimos anos uma série de projetos e atividades voltadas para esportes, artesanato e geração de renda, e através do Ponto de Cultura tem incentivado as manifestações culturais de matriz africana.

A idealização e concepção do Maracatu na Comunidade é da Abassá de Angola Casa de Resistência Afro Brasileira, “esse projeto vai servir também para que os moradores tenham uma conscientização em torno das melhorias que mais precisam” conclui a Mãe Vera. Para isso, seu cronograma inclui o fomento à criação de núcleos locais para desenvolvimentos de projetos sustentáveis e assessorias técnicas para capacitação, planejamento e gestão do ponto de cultura.

Estão previstas durante um ano da execução do projeto oficinas de: Percussão Ritmo e Comunidade, Estética Afro, Teatro do Oprimido, Capoeira e Gênero, Dança Afro, Figurino e Afro-Empreendedorismo. Todas serão gratuitas e abertas para pais e alunos das Escola Municipais Corintho da Paz e Gastone Beltrão.

SERVIÇO:

Retorno das atividades do Projeto Maracatu na Comunidade que compõe a Rede de Pontos de Cultura de Maceió

Local: Escola Gastone Beltrão – Conjunto Jardim Royal

Data: 20 de Julho (Sexta-feira)

Horas: 09:30 às 11:00 e 15:30 às 17:00 horas

Informações: (82)  99632 6584/ 98849 2085 /

Mais detalhes do Projeto na Fan Page:  https://www.facebook.com/Maracatu-na-Comunidade-166234190748167/