Alagoas

Barragem Carangueja seca e município de Palmeira dos Índios fica sem água

Casal está socorrendo população com caminhões-pipa até que situação seja regularizada

02/01/17 - 17h32

O abastecimento do município de Palmeira dos Índios está novamente em alerta. A barragem Carangueja, principal fonte de fornecimento de água para a cidade, secou. A informação foi confirmada ao TNH1 pela Defesa Civil.

De acordo com a Companhia de Saneamento do Alagoas (Casal), a Carangueja abastece 70% de Palmeira dos Índios, juntamente com a barragem Caçamba, que fica com os 30% restantes. A barragem possuía aproximadamente 18 metros de profundidade, porém, atualmente, ela vinha apresentando apenas cinco metros, representando 27% da sua capacidade total.

Em nota, o órgão explicou que adotou, em caráter emergencial e numa primeira instância, o uso de caminhões-pipa, enquanto executa cinco obras também emergenciais para soluções de curto, médio e longo prazos.

Situação preocupante

No dia 27 de dezembro, o presidente Michel Temer esteve em Alagoas e assinou convênio que direciona R$ 60 milhões para a construção de cisternas no Semiárido alagoano para ajudar no combate a crise hídrica enfrentada por diversos municípios do estado.

O recurso garante a instalação de 500 cisternas nas escolas do Agreste e Sertão. Outras 2.670 cisternas de primeira água também fazem parte do convênio.