Alagoas

Curso de Jornalismo da Ufal lança agência de imagens

28/03/17 - 14h34
Divulgação / Ascom Ufal

Com o objetivo de divulgar e disponibilizar para a imprensa fotografias de qualidade, a agência Labium Imagem, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), surge para aproximar a produção laboratorial dos graduandos de Jornalismo e a sociedade. Todas as imagens são produzidas por estudantes que estão cursando ou já cursaram a disciplina Fotojornalismo.

Idealizada pela professora do curso e jornalista Janayna Ávila, a agência é registrada como projeto de extensão e envolve todo um trabalho de assessoramento realizado durante a disciplina de Fotojornalismo, com orientações voltadas ao aprimoramento da narrativa jornalística a partir da fotografia. O projeto conta com a colaboração do jornalista e webdesigner Manuel Henrique, da empresa M8 Estúdio, que desenvolveu o site, e do estudante de Jornalismo, Mark Augusto, criador da marca da Labium Imagem.

Todo o conteúdo imagético disponibilizado no site é gratuito e direcionado exclusivamente à imprensa alagoana (jornais impressos, sites, fanpages) e à Assessoria de Comunicação da Ufal. Sendo assim, as fotografias poderão ser utilizadas apenas para fins jornalísticos, e deverão ser publicadas com o uso do crédito dos autores das mesmas. Além disso, não é permitido o uso das imagens para fins comerciais, por parte de agências de propaganda e outras empresas ou pessoas.

O site traz uma galeria de fotos dividida em diferentes editorias como economia, cultura, cidade, esporte, política e Ufal, já que algumas das pautas produzidas pelos estudantes são de temas relacionados à Universidade. Para fazer o download das fotografias, não é necessário login nem senha. Basta clicar com o botão direito do mouse e salvá-las. Nesse processo, o arquivo já é nomeado com o assunto e o crédito dos autores das fotos.

 “A proposta da agência é produzir fotojornalismo de qualidade, com olhar crítico e compromisso com a verdade, sem preconceito nem interesses comerciais, e garantir a prática sem perder de vista a reflexão sobre essa produção”, explica a professora Janayna Ávila.

O endereço da Labium Imagem é www.labiumimagem.com.br