Alagoas

Detran anuncia exigência por habilitação para condutores de ‘cinquentinha’

26/10/16 - 15h20
JC

Após um período de provação, a exigência por habilitação para conduzir as motos conhecidas como "cinquentinhas"  passam a valer a partir do próximo dia 5. Assim, quem for pego circulando sem autorização para dirigir ciclomotores terão que pagar uma multa, e como acontece em relação a outros veículos, apenas condutores alfabetizados poderão guiar as motos.

De acordo com a reportagem da TV Pajuçara, o prazo inicial estipulado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) era para ser condicionado a partir de março deste ano, mas por uma solicitação do Detran/AL, o prazo foi estendido por todo país. O período foi necessário para que as autoescolas e os condutores se adaptassem as exigências.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Antônio Carlos Gouveia, não há desculpa para o cidadão que ainda estiver inabilitado, pois o prazo para retirar a autorização é curto. Ele também explicou como será o procedimento com esta nova regra.

“Quem conduz o ciclomotor e necessariamente for parado, o equipamento ficará à beira da pista até a chegada de alguém que tenha habilitação. Caso este condutor não conseguir a presença de uma pessoa habilitada, o equipamento será encaminhado à sede do Detran”, disse.

Para conseguir a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), o condutor deve procurar o Detran ou uma das centrais no Já e iniciar o processo: pagar as taxas, fazer os exames e realizar as aulas teóricas e práticas. O custo total para retirar a ACC é estipulado no valor de R$ 750.

Confira a reportagem da TV Pajuçara: