Alagoas

Dieta masculina para perder barriga; veja cardápio

01/10/16 - 15h00

Apesar dos regimes e dietas estarem mais associados às mulheres, nas últimas décadas o interesse por um estilo de vida mais saudável também ganhou maior simpatia por entre os homens. Talvez devido à informação hoje ser feita de forma mais ampla, as pessoas passaram a compreender melhor quais hábitos são os responsáveis pelas gorduras em excesso, e a preocupação pela saúde e pela estética passou a afetar um maior número de gente.

As diferenças físicas entre os homens e as mulheres, no que tange o emagrecimento e a perda de barriga, não são grandes. A maior diferença que existe entre os dois gêneros é como cada um deles lida com os fatores da saúde e da estética. Na nossa sociedade as mulheres sempre receberam mais cobranças quanto à aparência, à postura e à forma física. Já grande parte dos homens antigamente não ligava para isso. Gostos à parte, na nossa sociedade os homens, há não muito tempo, eram bem mais “relaxados” quando comparados às mulheres.

A preocupação com a saúde, com o estilo de vida e com a perda de barriga tomou proporções gigantescas nas últimas duas décadas. Os homens passaram a se cuidar mais e a maneirar em certos hábitos ligados ao gênero. Quem nunca conheceu um homem que tem orgulho da sua barriga saliente? Há até pessoas que acham charmoso, mas o foco desse artigo não é o gosto e atração que cada um tem, e sim o aumento da consciência por parte das pessoas quanto ao corpo e à saúde.

O objetivo deste artigo é falar um pouco sobre a dieta masculina para perder barriga, levando-se em conta as necessidades específicas que os homens têm em relação ao emagrecimento, tanto no que tange a alimentação e os exercícios físicos, como também os hábitos enraizados na nossa cultura

O que é uma Dieta Masculina para Perder Barriga? 

“Dieta masculina para perder barriga? Como assim?”, talvez você esteja se perguntando. Geralmente quando falamos de dieta nós não fazemos distinção entre as mulheres e os homens. Ambos passaram a se preocupar com a saúde e com a forma física nos últimos tempos, ocupando cada vez em maior número as academias e as pistas de caminhada nos parques. Mais atentas quanto ao que colocam nos seus pratos e nos pratos de suas famílias, as pessoas passaram a ter mais consciência sobre a importância de se ter uma dieta equilibrada e saudável.

Os benefícios das atividades físicas, desde que feitas de forma responsável e atendendo às individualidades de cada um, também passaram a ser tema de diversos estudos e discussões em fóruns virtuais, blogs e diversos outros grupos de discussões, sempre com a finalidade de se divulgar a importância dos exercícios físicos feitos de maneira regular.

Obviamente, com o tempo, houve um aumento no interesse pelo tema por parte dos homens. Hoje, quando vamos à uma academia ou à um parque, podemos observar que o número de homens que praticam atividades físicas, aliadas à um estilo de vida equilibrado, é quase proporcional ao número de mulheres. Porém, as dificuldades que às vezes os homens têm em conseguir as respostas das suas dúvidas continuam sendo um entrave para que esse número aumente.

Não é incomum que as pessoas recorram aos sites e blogs buscando diversas dietas e exercícios específicos para as suas finalidades. Porém, quando a informação não é obtida, geralmente o fato acaba causando frustração e, muitas vezes, o gradual desinteresse pelo assunto.

Pode-se dizer que a dieta masculina para perder barriga é uma coisa bastante específica, e nem sempre as pessoas conseguem obter ajuda de quem entende sobre o tema. Não que o emagrecimento e a perda de barriga não sejam temas recorrentemente explorados pela mídia e pelas pessoas no dia a dia, mas a falta de informação correta é, muitas vezes, desmotivadora. A seguir, falaremos sobre as diferenças na dieta entre homens e mulheres.

As diferenças da Dieta Feminina e da Dieta Masculina para Perder Barriga

As diferenças hormonais e metabólicas são a principal causa de muitas vezes a dieta ter que se adaptar ao fato de seu seguidor ser um homem ou uma mulher. Apesar de não ser uma regra, é possível que os homens emagreçam com maior facilidade devido ao fato de seus metabolismos serem mais rápidos. Já as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras que cada um deve ingerir não são determinadas pelo sexo, e sim por fatores como a altura, o peso, a idade e a prática de atividades físicas de cada indivíduo.

A queima de calorias também recebe influência de fatores como o estado de saúde e a prática de atividades físicas, não se limitando ao sexo. Já a necessidade por proteínas tende a ser maior por parte dos homens, pois estes geralmente necessitam de um consumo calórico maior, o que acaba levando à uma maior ingestão de proteínas.

Em relação às diferenças hormonais entre homens e mulheres, a alteração hormonal que acontece durante a fase menstrual leva as mulheres a sentirem mais fome, além delas sentirem os sintomas típicos da TPM e apresentarem inchaço corporal.

A alimentação é o fator-chave para o emagrecimento e a boa saúde. Como visto ao longo desse artigo, as mulheres geralmente têm maior tendência a consumir frutas, legumes e alimentos ricos em fibra devido à maior preocupação com a forma física. O consumo desses alimentos é importante para ambos os sexos. A educação alimentar, visando uma melhor distribuição dos nutrientes na dieta, portanto, deve ser feita tanto pelas mulheres quanto pelos homens que buscam o emagrecimento e a perda de barriga.

Seguindo a Dieta Masculina para Perder Barriga

Agora que você leu à respeito das diferenças entre homens e mulheres que podem influenciar na dieta e no processo de emagrecimento, vamos explorar mais sobre a dieta masculina para perder barriga.

Na história moderna da nossa sociedade os homens, em grande parte, cometiam (e talvez ainda cometam) exageros, ainda mais quando comparados às mulheres. Cerveja e churrasco com os amigos, balada, sedentarismo, falta de interesse por assuntos que exploram a importância de se realizar atividades físicas e de se uma dieta saudável e equilibrada são alguns dos motivos que podemos citar pelo excesso de peso e pela indesejável barriguinha dos homens. Perder peso é bem mais difícil do que ganhar, certo? Por esse motivo, encontrar uma dieta masculina para perder barriga pode ser uma tarefa um tanto árdua.

Podemos dizer que o processo de perder barriga é a parte mais complicada do emagrecimento, isso devido ao fato dessa região ser propensa ao acúmulo de gorduras localizadas, além de muitas vezes a falta de tonificação muscular acentuar ainda mais a presença de gordura no abdômen. É fácil encontrar alguém que conseguiu emagrecer, mas que continuou a ter barriga. Mas e se te falarmos que é possível diminuir cerca de 9 centímetros de barriga no prazo de 3 semanas?

Com a dieta masculina para perder barriga, isso pode ser possível. É grande a parcela de homens que conseguir perder peso, emagrecer e diminuir a barriga, e isso é algo bastante animador. O que diferencia aqueles que conseguiram perder barriga daqueles que não conseguiram não são apenas os fatores individuais, mas principalmente a forma de vontade somada às atitudes tomadas.

Vale salientar que a finalidade de uma dieta não é proporcionar o emagrecimento de forma milagrosa ou mágica, e sim facilitar a perda de peso no dia a dia com uma alimentação nutritiva e saudável, aliada à prática de atividades físicas. Esse processo deve ser feito de maneira gradual e consciente, e é extremamente importante que você passe por uma avaliação médica com um profissional da área.

Exercícios Físicos na Dieta Masculina para Perder Barriga

Definir qual é o melhor exercício físico para perder barriga é algo bastante difícil, pois varia de pessoa para pessoa. Como visto acima, perder a barriga rapidamente não é fácil, pois uma dieta exige disciplina, paciência e muita força de vontade. Toda dieta que promete o emagrecimento rápido e milagroso é enganosa. A barriga e as demais regiões com gorduras localizadas só irão diminuir com uma alimentação que possibilite isso, além da prática de atividades física, que é fundamental para o sucesso do emagrecimento.

Os melhores exercícios físicos para a eliminação de gordura são os exercícios aeróbicos, que possibilitam a queima de calorias e a queima de gorduras de todos o corpo. Com todo o corpo trabalhando, a perda de barriga é uma questão de tempo. Ela leva mais tempo para diminuir em relação às demais partes do corpo devido ao fato das gorduras localizadas na região da barriga e quadris serem as primeiras a se instalar quando nós engordamos. Portanto, essas são as regiões que levam mais tempo no processo da eliminação de gordura.

Apesar de eficientes no cumprimento de suas funções, os exercícios localizados não eliminam a gordura localizada, apesar de fortalecerem todas as regiões que eles trabalham. Abdominais, por exemplo, são ótimos exercícios para a tonificação muscular da região da barriga, mas não são capazes de eliminar as gorduras da mesma. O fortalecimento dos músculos e ossos da região é importante, mas se você pretende seguir a dieta masculina para perder barriga, é importante que saiba que somente os exercícios aeróbicos são capazes de oferecer a queima de gordura de maneira satisfatória.

Exercícios físicos como caminhada, ciclismo, corrida e natação são os mais indicados para aqueles que querem perder barriga e emagrecer. A redução de medidas irá acontecer gradualmente, e em todo o corpo. Portanto, é necessário persistir para que os objetivos sejam alcançados.

Praticar exercícios aeróbicos pelo menos 4 vezes na semana leva ao aumento do metabolismo, acelerando a queima de gordura. Os exercícios de resistência muscular também são interessantes, pois tonificam os músculos e fortalecem o corpo, além de ajudarem na eliminação da gordura, pois o aumento da massa muscular aumenta a queima de gordura mesmo quando o corpo não está se exercitando. Exercícios abdominais, pelo menos 2 vezes por semana, também ajudam a tonificar os músculos da região da barriga, deixando ela mais forte e bonita.

Alimentação na Dieta Masculina para Perder Barriga

Como em qualquer dieta, certos alimentos devem ter seu consumo evitado ou restrito para que os resultados sejam satisfatórios. Portanto, você deve evitar o consumo de:

– Refrigerantes, cerveja e bebidas alcoólicas

– Ingestão de líquidos durante as refeições

– Massas, farinha branca e consumo de carboidratos em excesso

– Carne vermelha

– Alimentos industrializados, enlatados, embutidos e fast food

Em contraponto aos alimentos que devem ser evitados no dia a dia, há alimentos que devem integrar a dieta da maioria das pessoas, independentemente da necessidade de se emagrecer. Os alimentos a seguir contribuem positivamente para o emagrecimento, a perda de barriga e o ganho de saúde:

– Alimentos ricos em fibras, pois eles promovem o melhor funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das fezes, a dilatação da barriga e evitando o inchaço do corpo

– Alimentos integrais (farinha, pães, arroz, grãos)

– Frutas, legumes, verduras e raízes

– Alimentos light e de baixos níveis calóricos

Agora que você já sabe quais alimentos devem ser evitados e quais devem fazer parte da sua alimentação cotidiana, confira os cardápios da dieta masculina para perder barriga:

Cardápio 1

Para o seu café da manhã:

– Uma banana-prata com uma colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada e meia colher (sopa) de óleo de coco

– Um pote de iogurte desnatado

– Uma colher (sopa) de cereal

Para o seu lanche da manhã:

– Quinze unidades pequenas de amendoim torrado com sal

– Um sorvete de palito de frutas

Para o seu almoço:

– Meio prato (raso) de salada de rúcula com ramos de couve-flor cozidos (três ramos) e quatro tomates-cereja. Tempere com meia colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

– Um pegador e meio de macarrão integral com atum

– Um filé médio de frango ou peixe grelhado

Para o seu lanche para tarde:

– Um potinho de iogurte de frutas 0% de gordura;

– Seis unidades de biscoito de polvilho.

Para o seu jantar:

– Meio prato (raso) de salada de alface com três fatias médias de tomate, três unidades de cenouras pequenas, uma colher (sopa) de chuchu, três fatias finas de peito de peru, três unidades pequenas de queijo mussarela de búfala e uma noz. Tempere com 1/4 de colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem.

Para a sua ceia:

– Um kiwi pequeno

Cardápio 2


Para o seu café da manhã:

-Uma fatia de pão de forma integral

– Uma colher (sobremesa) de geleia

– Um copo de suco de banana nanica

Para o seu lanche da manhã:

– Uma barra de cereais

Para o seu almoço:

– Uma porção de salada de alface, pepino e duas colheres (sopa) de cenoura ralada

– Duas colheres (sopa) de arroz integral

– Um filé de frango ou peixe grelhado

Para o seu lanche da tarde:

– Uma taça de salada de frutas

Para o seu jantar:

– Um prato de sopa de legumes

– Uma fatia de torna de carne

– Duas colheres de beterraba cozida

Para a sua ceia:

– Dois cookies integrais

– Uma laranja lima

Conclusão

Seja para mulheres ou para homens, as mudanças nos hábitos alimentares (quando necessárias) aliadas à prática de atividades físicas e, acima de tudo, a força de vontade, são essenciais para que a dieta seja um sucesso. Nenhuma dieta deve fazer você passar forme e nem praticar atividades físicas além dos seus limites. A consciência à respeito de até onde você pode ir é essencial para que a dieta masculina para perder barriga traga mudanças positivas para a sua saúde, seu corpo e sua vida.