Alagoas

Em meio ao caos provocado pela chuva, falsas notícias criam pânico e apreensão

28/05/17 - 13h47

Uma das regras básicas do jornalismo é não divulgar informações que causem pânico. Mas em tempos de redes sociais, com qualquer pessoa com acesso à internet produzindo conteúdo, as  notícias sem apuração correta e precisa acabam se espalhando em grupos de WhatsApp, Facebook e outros meios.

Informações falsas sempre existiram, mas com as redes sociais ela acabam ganhando uma dimensão preocupante. O resultado é um pânico muitas vezes desnecessário, como o que tem acontecido nos últimos dias com a situação, já suficientemente dramática, provocada pela chuva que cai deste a última sexta-feira, 26, em Alagoas. 

Uma das mentiras espalhadas que causou muta aflição foi o suposto rompimento de uma barragem na cidade de Garanhuns, na vizinha Pernambuco. A notícia deixou muitos moradores de Santana do Mundaú, cidade alagoana que faz limite com PE, apreensivos. 

O boato se espalhou com tanta força que a Defesa Civil da cidade de Palmares, em PE, emitiu nota desmentindo, para tranquilizar a população. "A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil informa à população que os boatos que estão se espalhando através do WhatsApp e Facebook não procedem", diz um trecho da nota. 

A falsa notícia sobre a barreira em Garanhuns se espalhou, deixando aflita a população de cidades como Santana do Mundaú, cidade banhada pelo Rio Mudaú, que primeiro receberia o volume de água da suposta "tromba d"água. A imagem abaixo mostra uma dessas conversas no aplicativo de mensagens WathsApp. 

Em Alagoas, o Corpo de Bombeiros também falou sobre a preocupação com falsas notícias. 

Também em Santana do Mundaú, se espalhou a informação de que uma farmácia estaria prestes a cair por causa chuva. O episódio até aconteceu, mas não em Santana. 

O jornalista Thiago Aquino, que mora em Santana do Mundaú, usou as redes sociais para alertar sobre a falsa notícia. 

 

Ontem, sábado, imagens da enchente que atingiu Alagoas em 2010 circulavam nas redes sociais como sendo atuais. 

"As chuvas continuam e o clima é de apreensão. Mas o pior de tudo são os boatos. Ontem publiquei um texto em minha rede social, desmentindo. São muitas informações falsas deixando as pessoas mais aflitas ainda. A Defesa Civil está em alerta e monitorando", afirma Thiago.


COBERTURA PSCOM

Cumprindo seu papel social de informar e prestar serviço, os veículos do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) estão buscando a informação mais precisa desde o início dos transtornos causados pela chuva, com todos as suas equipes atentas para a checagem da informação correta. 

"O papel da imprensa é informar com toda a responsabilidade possível. Cada notícia que chega segue para apuração antes de divulgarmos qualquer coisa, seja pela TV, pela internet ou rádio. As redes sociais potencializaram o alcance da informação, mas dobrou nosso cuidado e responsabilidade na apuração dos fatos. Estamos registrando tudo o que está acontecendo, lamentavelmente, mas sempre com cautela, tentando contribuir com a sociedade, e não causar pânico e apreensão. A hora e´de informar, tirar dúvidas, esclarecer", afirmou a Diretora de Conteúdo do PSCOM, Daniella Sarmento.