Alagoas

Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran

23/01/17 - 08h11
Cortesia / Marcos Araújo

Um carro e um caminhão que são alvos de investigação por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e do Detran em Alagoas podem revelar um grande esquema de falsificação de documentos, envolvendo despachantes e até funcionários de um cartório da cidade de Rio Largo.

Tudo teria começado há 12 dias, quando os proprietários procuraram o Detran para recuperar um Uno, apreendido na Lei Seca, mas não localizaram o automóvel. A dona recebeu a informação que o carro havia sumido. Foi furtado do pátio da delegacia.

"O proprietário apareceu para pagar as taxas e recuperar o veículo, apreendido em dezembro, mas ao chegar lá, o sistema mostrou que já havia sido retirado", disse o presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia.

A partir daí, o Detran realizou um levantamento interno para apurar como o veiculo havia desaparecido do galpão. Ficou constatado que o processo de retirada cumpriu todas as exigências legais, mas alguns documentos usados chamaram atenção na investigação, como uma cópia de identidade que constava no procedimento.

Os dados estavam apresentados de forma correta, mas a foto não era do proprietário do veiculo. Outro detalhe que chamou atenção e conduziu a investigação é que a cópia estava com selo de autenticação de um cartório na cidade de Rio Largo. O selo só poderia ser colocado na presença do proprietário, é a chamada autenticação por autenticidade. Foi aí que o caso chegou até a Polícia Civil.

A delegada Maria Angelita foi procurada pelo presidente do Detran, e iniciou a investigação. "Nós recebemos a comunicação do Detran, soubemos de toda a história, da retirada ilegal com documentos fotos e instauramos o inquérito", disse.

Em poucos dias, a polícia conseguiu levantar uma série de provas da ação da quadrilha e detectou a proximidade de um despachante, que conseguiu liberar o carro com um dos funcionários do cartório.

Um dos documentos falsos fabricados pela quadrilha chama atenção pela forma grosseira como foi montado, com recortes da empresa e dados pessoais. Mesmo assim, a cópia ganhou o selo de autenticação do cartório.

Por determinação da 17ª Vara Criminal, a polícia prendeu Diogo Barros Silva, funcionário do cartório da cidade de Rio Largo, que realizou as autenticações.

Também já estão detidos na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Ananias Vieira da Silva Neto, o homem que usou os documentos e retirou o carro do Detran. Marcos André do Nascimento Ricardo, despachante que intermediou todo o processo junto ao Detran também foi detido.

A polícia ainda busca outro integrante da suposta quadrilha, que já teve a prisão decretada. Todos foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica e furto de veículos.

Caminhão

O segundo veículo que motivou a investigação, o caminhão, foi vendido, com pagamento dividido em seis vezes. Um “comprador” pagou a primeira parcela e, em seguida, com documentos falsos, conseguiu deixar o carro em situação legal.

Foi o próprio departamento de inteligência do Detran de Alagoas que localizou o veiculo. O caminhão circulava normalmente em cidades do interior. Uma fotografia feita pelos investigadores do órgão mostram o caminhão sendo abastecido no posto da cidade de Messias.

Os documentos falsificados continham o selo do mesmo cartório descoberto no esquema. A diferença entre os dois casos é que o processo, dessa vez, foi feito por outra despachante.

O caso também será levado para a Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos. A forma de ação da quadrilha leva a polícia a suspeitar que o esquema não estava restrito a ações no Detran e que o grupo pode estar usando selos do mesmo cartório para regularizar terrenos, imóveis e falsificar outros documentos. O caso será levado à Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran
Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran
Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran
Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran
Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran
Esquema usa documentos falsos para furtar veículos apreendidos no Detran