Alagoas

Estado reconhece mérito de servidores públicos alagoanos

27/10/16 - 11h08
Divulgação

Foi com muita emoção que o Governo do Estado entregou, na noite da última quarta-feira (26), a Medalha do Mérito Silvio Carlos de Luna Vianna aos dez servidores públicos estaduais que se destacaram em 2016. Por conta do trabalho contínuo prestado aos alagoanos, os agraciados, que representam os mais de 70 mil servidores do Poder Executivo de Alagoas, receberam a medalha das mãos do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, e do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias.

Neste ano, a condecoração contou com diversas surpresas e proporcionou momentos inesquecíveis para a memória dos servidores agraciados, de seus familiares e de seus colegas de trabalho. Estiveram presentes na cerimônia representantes de diversos órgãos e autarquias alagoanas, chefes do Poder Executivo do Estado e membros da família Luna Vianna.

“É importante salientar que a Medalha Silvio Vianna é uma condecoração repleta de significados. Entendemos que valorizar o serviço público pela meritocracia, e consequentemente todo o corpo de funcionários que nele está, será sempre uma das prioridades da gestão de Renan Filho. Colocar essa honraria no peito é, sem dúvidas, uma reafirmação de todo os anos de trabalho que estes servidores dedicaram à administração pública”, ressaltou o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, durante a solenidade de abertura.

A entrega do Mérito Silvio Vianna, que já se tornou um dos eventos mais esperados pelo funcionalismo público alagoano, é fruto do Decreto Governamental nº 3.986 de 11 de março de 2008, que institui a necessidade do reconhecimento público de servidores pelos serviços prestados ao Estado. A outorga da honraria está inserida nas ações do Mês do Servidor, projeto desenvolvido pela Seplag.

“Estamos passando por um momento delicado em todo o País, mas não podemos esquecer-nos daqueles que, todos os dias, saem de suas casas em busca de um Estado mais digno e eficiente. Não temos dúvidas de que a memória de Sílvio Vianna não estará perdida enquanto tivermos servidores públicos competentes e empenhados em prol do desenvolvimento de Alagoas”, ressaltou Teixeira.

Emoção

Mas não tem como não falar da outorga da Medalha Silvio Vianna sem falar em emoção. Para os dez servidores agraciados, o momento deu significado à trajetória pessoal e profissional de cada um que estava ali.

“Estou lisonjeada. Tudo o que sou e o que tenho devo aos meus anos dedicados ao serviço público. Ser reconhecida pelo papel que desempenho é algo que não tem como explicar. Gratidão é a palavra que posso utilizar para descrever tudo o que tenho sentido desde que recebi a notícia que seria uma das agraciadas. Não fiz nenhum pouco do que Silvio Vianna fez, mas posso dizer que, assim como todos os que já receberam a honraria, trabalhamos com todo o amor e dedicação para que o serviço público alagoano seja digno”, contou emocionada a agraciada do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas, Maria Telma Amorin.

E além de homenagear os dez servidores públicos destaques do ano corrente, a cerimônia ainda contou com o momento solene para enaltecer a memória do tributarista alagoano Silvio Carlos de Luna Vianna, servidor da Secretaria de Estado da Fazenda, que, por sua coragem e determinação ao serviço público alagoano, deu nome à homenagem.

“Estar presente nessa homenagem por mais um ano significa que a memória de Silvio ainda está viva para o funcionalismo público. Significa que seu trabalho e dedicação pelo Estado de Alagoas não foi em vão. Para os agraciados, eu só peço que se lembrem do legado que ele nos deixou. Que eles sejam disseminadores da honestidade e da seriedade dentro do serviço público”, disse Silviane Vianna, irmã de Silvio Vianna, ao parabenizar os servidores agraciados.

Agraciados

Em 2016, os condecorados à outorga da medalha foram: Ana Amélia Buarque de Melo Souza (Detran); Ana Cristina de Lima Moreira (Uneal); Cássia Maria Santos Moreno (Seprev); Jenivaldo Lisboa Araújo (Seduc); Maria Emília Tomé dos Santos (Seplag); Maria Telma Pinheiro Amorim (Sesau); Petrúcia Barbosa Ferreira (Uncisal); Simone Maria de Souza Sampaio (Seades); Teresinha de Fátima de Oliveira Araújo (Uncisal); e Valquíria Batista de Assis (Seduc).