Alagoas

Estado transfere 240 presos para nova penitenciária, com segurança feita pela PM

20/01/17 - 10h36
Cortesia / Sindapen

Militares do Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e oficiais de diversas unidades devem fazer a segurança de cerca de 240 presos que serão transferidos para a nova Penitenciária de Segurança Máxima, nesta sexta (20). A unidade foi inaugurada ano passado, mas ainda não funcionava devido à falta de pessoal especializado para fazer a custódia dos reeducandos.

De acordo com assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), os presos serão transferidos do presídio Baldomero Cavalcanti para as novas celas.

Veja o vídeo:

Um processo de licitação para contratação de uma co-gestora para administrar a nova Penitenciária de Segurança Máxima deve ser concluído em até 60 dias, ainda segundo a assessoria da Seris.

“Estamos nos ajustes finais. Já houve as audiências públicas onde as partes interessadas fizeram as manifestações, e estamos na fase de conclusão. Inclusive o agente Alexsandro Luz, que trabalhou no Presídio do Agreste, foi designado para chefiar a unidade e já acompanha essa transferência de hoje”, informou a assessoria.

O apoio da PM

O TNH1 conversou com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, que informou que serão cerca de 60 militares encaminhados para a nova penitenciária, sendo 40 do BPGd, 10 do BPRv e 10 de diversos batalhões.

O coronel Sampaio disse ainda que a ação é temporária e planejada. “Lógico que tiramos esse militares de suas funções, mas temos batalhões de recobrimento de áreas que vão suprir esse policiamento na área desses batalhões”, disse.

Ainda de acordo com ele, a decisão foi referendada pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, e teve o aval do governador Renan Filho.

O comandante geral afirmou ainda que os militares farão a segurança dos presos e o manejo dos reeducandos será feito por agentes penitenciários. “Existem um grupo de remoção que continua fazendo isso normal, e está no local. Nós estamos apenas dando esse apoio”, concluiu.