Alagoas

Estudante da Uncisal apresenta pesquisa em universidade portuguesa

07/04/17 - 22h30
Assessoria

Na Europa há apenas dois meses, quando desembarcou na Universidade do Porto, em Portugal, a estudante alagoana Valeska Pessoa começa a colher os frutos do intercâmbio proporcionado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A universitária faz parte de um grupo de dez pesquisadores selecionados para apresentar trabalhos acadêmicos na Universidade Católica de Lisboa, durante o II Encontro de Ética em Enfermagem, evento que reuniu profissionais da área e acadêmicos.

“Quando cheguei em Portugal, pesquisei cursos e congressos na área de Enfermagem. Após ler a programação e me identificar com os temas, vi que haveria submissão de trabalhos para apresentação. Não hesitei em contatar a Universidade Católica Portuguesa para saber mais informações e submeti à avaliação. Esperei algumas semanas, até que a Universidade entrou em contato comigo, relatando que o meu trabalho havia sido selecionado”, explica.

E acrescenta: “Minha alegria foi ainda maior ao chegar ao evento e saber que apenas dez resumos foram aceitos, e o meu estava ali, entre pesquisas de mestres e doutores”.

Valeska Pessoa conta que usou as horas vagas de estudo para desenvolver uma revisão de literatura sobre ética aplicada à Enfermagem. “Intitulei o meu trabalho como ‘Ética na humanização do atendimento em saúde’. É uma revisão de literatura que fiz no decorrer de fevereiro, durante as horas vagas que eu tinha disponível durante a semana. Fiz o meu trabalho junto à minha orientadora, enfermeira Lígia Passos, e submeti à plataforma”.

Questionada sobre a sensação de apresentar uma pesquisa científica em uma universidade europeia, a universitária destaca o reconhecimento dado ao trabalho e à Uncisal.

“Saí do Brasil com o desejo de representar da melhor forma o meu País, a minha universidade de origem e o meu curso na Europa. Apresentar um trabalho em uma universidade europeia e ter o reconhecimento da Uncisal é a certeza que estou no caminho certo. Estou feliz e agradecida a Deus por me proporcionar estes momentos”, pondera a estudante.

A alagoana é bolsista de mobilidade acadêmica pelo programa ABRUEM SANTANDER.