Alagoas

Estudantes ocupam nove escolas em Alagoas contra PEC 241

25/10/16 - 12h26
Reprodução / Facebook

Chegou a nove o número de unidades de ensino ocupadas por estudantes secundaristas em Alagoas, que protestam contra a aprovação da PEC 241. São três unidades da rede estadual de ensino, na cidade de Arapiraca, e seis sedes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), inclusive a de Maceió.

As sedes ocupadas do Ifal são Satuba, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro, Murici e Piranhas, além de Maceió. Já as escolas da rede estadual, são todas no município de Arapiraca: Escola Estadual Isaura Antônia de Lisboa, Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva e Escola Estadual Rotary.

Em todas elas, as aulas estão suspensas e a programação durante a ocupação é montada pelos próprios estudantes, com debates sobre políticas públicas e educação.

A Secretaria Estadual de Educação informou ao TNH1 que está acompanhando a ocupação, e que comunicou o Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar das regiões, sobre as manifestações, já que contam com a participação de menores de idade. A pasta também alega que muitos estudantes estão preocupados com a realização do Enem e a conclusão do ano letivo, que ficam prejudicadas com a suspensão das aulas.

A Reitoria do Instituto Federal de Alagoas se pronunciou por nota, e informou que mantém diálogo com os manifestantes, no intuito de zelar pela segurança de servidores, do patrimônio público e dos próprios discentes. O Ifal não cita negociação para desocupação dos campi.